Repository logo
 
Publication

Formulação e resolução de problemas em contextos de educação financeira: um estudo com alunos do 3.º ano do 1.º CEB envolvendo conexões internas e externas na e à matemática

dc.contributor.advisorSantiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
dc.contributor.advisorCruz, Catarina Maria Neto da, 1981-
dc.contributor.authorSantos, Rita Susana Morgado dos
dc.date.accessioned2023-07-27T09:29:50Z
dc.date.available2023-07-27T09:29:50Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO Relatório Final incide numa investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa realizada numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira, assim como o desenvolvimento de diferentes literacias. O presente documento descreve também, sucintamente, o estágio realizado em 1.º CEB, através de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Assim, o Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a Caracterização e Análise Reflexiva do Contexto e Processo de Estágio em 1.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo realizado foi orientado pelo problema de investigação: De que modo situações envolvendo contextos de Educação Financeira podem promover a formulação e resolução de problemas por alunos e oportunidades para estabelecer conexões internas e externas na e à Matemática? Os contextos envolvendo a Educação Financeira, além de desenvolverem nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelam-se promissores na formulação de situações problemáticas significativas. A formulação e resolução de problemas são capacidades fundamentais no desenvolvimento da literacia matemática e no estabelecimento de conexões internas e externas na e à Matemática, potenciando também aprendizagens inerentes a outras literacias. Assim, para responder ao problema de investigação, foram objetivos deste estudo: analisar a tipologia de problemas formulados pelos alunos; identificar oportunidades de conexões internas e externas na e à Matemática na formulação e resolução de problemas; avaliar uma possível influência dos contextos de Educação Financeira criados na formulação e resolução de problemas e no desenvolvimento de diferentes literacias. Os resultados deste estudo apontam que, na generalidade, há uma tendência da parte dos alunos para a formulação de problemas de estrutura fechada, de um passo, de dois ou mais passos e de processo. Os problemas formulados pelos alunos, bem como a resolução de problemas propostos revelaram conexões internas e externas na e à Matemática, nomeadamente, o desenvolvimento de aprendizagens inerentes a diferentes literacias.pt_PT
dc.identifier.tid203333551pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45734
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.subjectFormulação e Resolução de Problemaspt_PT
dc.subjectConexões Internas e Externaspt_PT
dc.titleFormulação e resolução de problemas em contextos de educação financeira: um estudo com alunos do 3.º ano do 1.º CEB envolvendo conexões internas e externas na e à matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RITA_SANTOS.pdf
Size:
7.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: