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Authors
Abstract(s)
O Relatório Final incide numa investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa realizada numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira, assim como o desenvolvimento de diferentes literacias. O presente documento descreve também, sucintamente, o estágio realizado em 1.º CEB, através de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Assim, o Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a Caracterização e Análise Reflexiva do Contexto e Processo de Estágio em 1.º CEB e a Componente Investigativa.
Na Componente Investigativa, o estudo realizado foi orientado pelo problema de investigação: De que modo situações envolvendo contextos de Educação Financeira podem promover a formulação e resolução de problemas por alunos e oportunidades para estabelecer conexões internas e externas na e à Matemática? Os contextos envolvendo a Educação Financeira, além de desenvolverem nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelam-se promissores na formulação de situações problemáticas significativas. A formulação e resolução de problemas são capacidades fundamentais no desenvolvimento da literacia matemática e no estabelecimento de conexões internas e externas na e à Matemática, potenciando também aprendizagens inerentes a outras literacias. Assim, para responder ao problema de investigação, foram objetivos deste estudo: analisar a tipologia de problemas formulados pelos alunos; identificar oportunidades de conexões internas e externas na e à Matemática na formulação e resolução de problemas; avaliar uma possível influência dos contextos de Educação Financeira criados na formulação e resolução de problemas e no desenvolvimento de diferentes literacias. Os resultados deste estudo apontam que, na generalidade, há uma tendência da parte dos alunos para a formulação de problemas de estrutura fechada, de um passo, de dois ou mais passos e de processo. Os problemas formulados pelos alunos, bem como a resolução de problemas propostos revelaram conexões internas e externas na e à Matemática, nomeadamente, o desenvolvimento de aprendizagens inerentes a diferentes literacias.
Description
Keywords
Matemática Educação Financeira Formulação e Resolução de Problemas Conexões Internas e Externas