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As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa

dc.contributor.authorBarreira, Carina Eduarda Frias
dc.contributor.authorRodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu
dc.contributor.authorLoureiro, Fernanda
dc.date.accessioned2023-03-28T11:23:22Z
dc.date.available2023-03-28T11:23:22Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionArtigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: Durante o ensino de enfermagem a forma como os estudantes vivenciam o ensino clínico influencia a sua aprendizagem e a prestação de cuidados. Torna-se por isso relevante conhecer as vivências pois, é através da experiência adquirida pela prática e pelo contacto com a realidade dos cuidados, que o aluno é capaz de desenvolver competências como futuro profissional de saúde. Objetivos: Descrever e categorizar as vivências dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em unidades neonatais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo a pesquisa sido realizada através dos motores de busca B-on, EBSCO, PubMed e ScienceDirect. Foram utilizados os seguintes descritores no idioma inglês: Nursing Students, Undergraduate Nursing, Students Nursing, Pre-licensure Nurse, Neonate, Neonatal, Neonatal ICU, Premature, Preterm, Newborn, Infant, Experiences e Perceptions, que sofreram diversas combinações para melhor resultado bibliográfico. A questão de investigação, segundo a metodologia PICo, é Quais as vivências dos estudantes de enfermagem em unidade neonatais? A partir desta pesquisa e da análise dos artigos foram incluídos 5 estudos. Resultados: A dificuldade na prestação de cuidados apresenta-se como a conclusão comum à maioria dos artigos analisados. Acrescentam se ainda sentimentos de incompetência, inexperiência e medo, durante a prestação de cuidados devido à fragilidade e vulnerabilidade dos recém-nascidos. Conclusões: De um modo geral, os estudantes de enfermagem vivenciaram um vasto leque de emoções. Os sentimentos vivenciados foram caracterizados pela ansiedade provocada por sentimentos de inexperiência e pelo receio devido à inexperiência na prestação de cuidados a recém-nascidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2022.10302pt_PT
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.issn2795-4358
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44369
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnfermagem Neonatalpt_PT
dc.subjectTerapia Intensiva Neonatalpt_PT
dc.subjectUnidade de Terapia Intensiva Neonatalpt_PT
dc.subjectEstágio clínicopt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.titleAs vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage50pt_PT
oaire.citation.startPage44pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Saúdept_PT
oaire.citation.volume14(1)pt_PT
person.familyNameLoureiro
person.givenNameFernanda Manuela
person.identifier.ciencia-idBA1E-87BD-7B04
person.identifier.orcid0000-0002-5600-2422
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5fa44218-a432-4242-861a-c91c1b7a61cb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5fa44218-a432-4242-861a-c91c1b7a61cb

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