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As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
dc.contributor.author | Barreira, Carina Eduarda Frias | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu | |
dc.contributor.author | Loureiro, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T11:23:22Z | |
dc.date.available | 2023-03-28T11:23:22Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_PT |
dc.description.abstract | Introdução: Durante o ensino de enfermagem a forma como os estudantes vivenciam o ensino clínico influencia a sua aprendizagem e a prestação de cuidados. Torna-se por isso relevante conhecer as vivências pois, é através da experiência adquirida pela prática e pelo contacto com a realidade dos cuidados, que o aluno é capaz de desenvolver competências como futuro profissional de saúde. Objetivos: Descrever e categorizar as vivências dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em unidades neonatais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo a pesquisa sido realizada através dos motores de busca B-on, EBSCO, PubMed e ScienceDirect. Foram utilizados os seguintes descritores no idioma inglês: Nursing Students, Undergraduate Nursing, Students Nursing, Pre-licensure Nurse, Neonate, Neonatal, Neonatal ICU, Premature, Preterm, Newborn, Infant, Experiences e Perceptions, que sofreram diversas combinações para melhor resultado bibliográfico. A questão de investigação, segundo a metodologia PICo, é Quais as vivências dos estudantes de enfermagem em unidade neonatais? A partir desta pesquisa e da análise dos artigos foram incluídos 5 estudos. Resultados: A dificuldade na prestação de cuidados apresenta-se como a conclusão comum à maioria dos artigos analisados. Acrescentam se ainda sentimentos de incompetência, inexperiência e medo, durante a prestação de cuidados devido à fragilidade e vulnerabilidade dos recém-nascidos. Conclusões: De um modo geral, os estudantes de enfermagem vivenciaram um vasto leque de emoções. Os sentimentos vivenciados foram caracterizados pela ansiedade provocada por sentimentos de inexperiência e pelo receio devido à inexperiência na prestação de cuidados a recém-nascidos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34632/cadernosdesaude.2022.10302 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-0559 | |
dc.identifier.issn | 2795-4358 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44369 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem Neonatal | pt_PT |
dc.subject | Terapia Intensiva Neonatal | pt_PT |
dc.subject | Unidade de Terapia Intensiva Neonatal | pt_PT |
dc.subject | Estágio clínico | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.title | As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 50 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 44 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cadernos de Saúde | pt_PT |
oaire.citation.volume | 14(1) | pt_PT |
person.familyName | Loureiro | |
person.givenName | Fernanda Manuela | |
person.identifier.ciencia-id | BA1E-87BD-7B04 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5600-2422 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5fa44218-a432-4242-861a-c91c1b7a61cb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5fa44218-a432-4242-861a-c91c1b7a61cb |