Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_FLoureiro_01_2022.pdf173.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: Durante o ensino de enfermagem a forma como os estudantes vivenciam o ensino clínico influencia a sua aprendizagem e a prestação de cuidados. Torna-se por isso relevante conhecer as vivências pois, é através da experiência adquirida pela prática e pelo contacto com a realidade dos cuidados, que o aluno é capaz de desenvolver competências como futuro profissional de saúde. Objetivos: Descrever e categorizar as vivências dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em unidades neonatais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo a pesquisa sido realizada através dos motores de busca B-on, EBSCO, PubMed e ScienceDirect. Foram utilizados os seguintes descritores no idioma inglês: Nursing Students, Undergraduate Nursing, Students Nursing, Pre-licensure Nurse, Neonate, Neonatal, Neonatal ICU, Premature, Preterm, Newborn, Infant, Experiences e Perceptions, que sofreram diversas combinações para melhor resultado bibliográfico. A questão de investigação, segundo a metodologia PICo, é Quais as vivências dos estudantes de enfermagem em unidade neonatais? A partir desta pesquisa e da análise dos artigos foram incluídos 5 estudos. Resultados: A dificuldade na prestação de cuidados apresenta-se como a conclusão comum à maioria dos artigos analisados. Acrescentam se ainda sentimentos de incompetência, inexperiência e medo, durante a prestação de cuidados devido à fragilidade e vulnerabilidade dos recém-nascidos. Conclusões: De um modo geral, os estudantes de enfermagem vivenciaram um vasto leque de emoções. Os sentimentos vivenciados foram caracterizados pela ansiedade provocada por sentimentos de inexperiência e pelo receio devido à inexperiência na prestação de cuidados a recém-nascidos.

Description

Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Keywords

Enfermagem Neonatal Terapia Intensiva Neonatal Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Estágio clínico Estudantes de enfermagem

Citation

Barreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Portuguesa

CC License

Altmetrics