Repository logo
 
Publication

Espaço exterior enquanto espaço educativo: Potencialidades para interações sociais, exploração de materiais e desenvolvimento integral da criança

dc.contributor.advisorFerreira, Isabel Silva
dc.contributor.advisorCorreia, Rosalina
dc.contributor.authorPereira, Patrícia Alexandra Cristino
dc.date.accessioned2022-06-22T17:01:40Z
dc.date.available2022-06-22T17:01:40Z
dc.date.issued2022-05-10
dc.description.abstractAo longo do presente relatório expõe-se a descrição e reflexão do percurso durante a Prática e Intervenção Supervisionada em Jardim de Infância. No projeto, seguindo a metodologia de Investigação-Ação, enfatizam-se os espaços exteriores enquanto espaços educativos tendo em conta as potencialidades para interações sociais, exploração de materiais e desenvolvimento integral da criança. Para além do destaque aos espaços exteriores das instituições educativas importa referir as suas vantagens para o desenvolvimento da criança, pois aqui, as crianças são livres para explorar o mundo e dar asas à sua imaginação. Ainda, no corpo deste relatório encontramos um espaço dedicado às opiniões de Educadoras de Infância sobre estes espaços tão enriquecedores e as atividades que neste se podem realizar envolvendo as diversas áreas de conteúdo presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. No enquadramento teórico refletimos sobre a Educação Pré-Escolar, o espaço exterior e a sua utilização. Destaca-se a relevância do brincar e da brincadeira enquanto promotora do desenvolvimento da criança.pt_PT
dc.description.abstractThe kindergarten supervised intervention and practicion described is exposed through out the reflection on the presente report. According to the action and investigation on this project, the outsider playground is enphasized as a educational space with the porpoise of social, material exploration, interaction and child full potencial development. In addition to highlighting the outdoor spaces of educational institutions, it is important to mention their advantages for the development of the child, because here, children are free to explore the world and give wings to their imagination. Also, in the body of this report we find a space dedicated to the opinions of Early Childhood Educators about these very enriching spaces and the activities that can be carried out in them involving the various content areas present in the Curriculum Guidelines for Pre-School Education. The outside playground and it´s usage is thought the reflection os the theoretical framework on preschool education. The child development is promoted by the relevance of the playfulness and playing as it self.pt_PT
dc.identifier.tid203024877pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41166
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação-Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEspaço Exteriorpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Integralpt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.subjectOutside playgroundpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectFull Developmentpt_PT
dc.titleEspaço exterior enquanto espaço educativo: Potencialidades para interações sociais, exploração de materiais e desenvolvimento integral da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final - Patrícia Pereira - versão final.pdf
Size:
3.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format