Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Implementação do sistema de manutenção na TecniforjaPublication . Marinho, Adriano José Monteiro; Simões, António SantosEste relatório tem como finalidade descrever as atividades desenvolvidas pelo aluno no estágio curricular, integrado no Mestrado em Engenharia Mecânica na especialização de Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos. Este foi realizado na empresa Tecniforja situada no concelho de Felgueiras, especializada em forjagem e estampagem de peças técnicas. No presente estágio o aluno foi implementando a área da manutenção da empresa com os conhecimentos teóricos que teve. Neste relatório falou-se sobre a empresa, sobre a área da manutenção e tudo o que envolve essa área e por fim descreveu-se as atividades desenvolvidas no estágio para implementação dessa área. Atividades essas que se basearam na manutenção preventiva das máquinas e na implementação da manutenção planeada preventiva condicionada, dos recursos utilizados para a realização desse tipo de manutenção e também sobre as propostas de melhoria na manutenção corretiva curativa.
- Espaço exterior enquanto espaço educativo: Potencialidades para interações sociais, exploração de materiais e desenvolvimento integral da criançaPublication . Pereira, Patrícia Alexandra Cristino; Ferreira, Isabel Silva; Correia, RosalinaAo longo do presente relatório expõe-se a descrição e reflexão do percurso durante a Prática e Intervenção Supervisionada em Jardim de Infância. No projeto, seguindo a metodologia de Investigação-Ação, enfatizam-se os espaços exteriores enquanto espaços educativos tendo em conta as potencialidades para interações sociais, exploração de materiais e desenvolvimento integral da criança. Para além do destaque aos espaços exteriores das instituições educativas importa referir as suas vantagens para o desenvolvimento da criança, pois aqui, as crianças são livres para explorar o mundo e dar asas à sua imaginação. Ainda, no corpo deste relatório encontramos um espaço dedicado às opiniões de Educadoras de Infância sobre estes espaços tão enriquecedores e as atividades que neste se podem realizar envolvendo as diversas áreas de conteúdo presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. No enquadramento teórico refletimos sobre a Educação Pré-Escolar, o espaço exterior e a sua utilização. Destaca-se a relevância do brincar e da brincadeira enquanto promotora do desenvolvimento da criança.