Publication
Intervenções de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica com capnografia
datacite.subject.fos | Enfermagem | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ruivo, Maria Alice Góis | |
dc.contributor.author | Cruz, Nuno Alexandre Amaral da | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T14:32:22Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T14:32:22Z | |
dc.date.issued | 2024-07-24 | |
dc.date.submitted | 2024-04-29 | |
dc.description.abstract | Introdução: Relatório de Estágio elaborado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Analisar criticamente as intervenções desenvolvidas no percurso académico e Estágio Final do Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica, num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, para aquisição e desenvolvimento das competências do enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem. Método: Projeto de Intervenção sob Metodologia de Projeto; artigo Revisão de Escopo sob metodologia Joanna Briggs Institute e Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Análise crítica das principais intervenções para aquisição e desenvolvimento das competências, baseadas no Modelo Teórico de June-Larrabee, regulamentos da profissão e evidência científica. Resultados: Enquadramento concetual sobre Modelo Teórico de June-Larrabee, Qualidade e Segurança dos cuidados de enfermagem e Capnografia; Projeto de Intervenção com uniformização de procedimento e plano de formação sobre Capnografia; artigo Revisão de Escopo sobre importância da Capnografia; Análise crítica das principais intervenções desenvolvidas para aquisição das competências. Conclusão: As intervenções desenvolvidas permitiram aquisição e desenvolvimento das competências | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Internship report prepared to obtain the Master's degree in Nursing and Specialisation in Medical-Surgical Nursing, Nursing the Critically Ill Person. Objective: Critically analyse the interventions developed during the academic course and Final Internship of the Master's Degree in Nursing, Specialisation in Medical-Surgical Nursing: Critically Ill Person, in a Medical-Surgical Emergency Service, for the acquisition and development of the competences of the Specialist Nurse and Master's Degree in Nursing. Method: Intervention Project under Project Methodology; Scoping Review article under Joanna Briggs Institute methodology and Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Critical analysis of the main interventions for acquiring and developing competences, based on the June-Larrabee Theoretical Model, professional regulations and scientific evidence. Results: Conceptual framework on the June-Larrabee Theoretical Model, Quality and Safety of nursing care and Capnography; Intervention Project with standardised procedures and training plan on Capnography; Scoping Review article on the importance of Capnography; Critical analysis of the main interventions developed to acquire competences. Conclusion: The interventions developed enabled the acquisition and development of competences | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203668979 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51446 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem Médico-Cirúrgica | pt_PT |
dc.subject | Doente Crítico | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de Projeto | pt_PT |
dc.subject | Capnografia | pt_PT |
dc.subject | Medical-Surgical Nursing | pt_PT |
dc.subject | Critical care | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.subject | Project methodology | pt_PT |
dc.subject | Capnography | pt_PT |
dc.title | Intervenções de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica com capnografia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |