Publication
A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Delgado, Catarina | |
dc.contributor.author | Faustino, Nair Solange Sárdico | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T14:58:16Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T14:58:16Z | |
dc.date.issued | 2019-09 | |
dc.date.submitted | 2019-12 | |
dc.description.abstract | Este relatório incide na área da Matemática e tem como principal objetivo compreender de que forma os jogos favorecem a aprendizagem da Matemática e é orientado pelas seguintes questões: (i) ‘De que modo os alunos experienciam a exploração de jogos?’ e (ii) ‘De que modo os alunos aprendem Matemática através da exploração de jogos?’. O enquadramento teórico apresenta os significados, o valor e diferentes tipologias de jogo e discute a importância dos jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática, em particular dos Números e Operações. Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com características de uma investigação sobre a prática. A recolha de dados foi realizada em contexto de estágio, numa turma com alunos do 2.º e 3.º anos de escolaridade. Os participantes deste estudo são os alunos do 3.º ano desta turma e os dados foram recolhidos através da observação participante, de inquérito por questionário aos alunos e de recolha documental. Os resultados obtidos revelam que: (i) a compreensão das regras do jogo influencia a progressão do jogo e a perceção dos alunos sobre o mesmo; (ii) as dificuldades dos alunos influenciam a sua perceção sobre o jogo; (iii) o jogo fomenta a cooperação entre os alunos; (iv) a realização dos jogos de Dominó das frações parece ter contribuído para que, globalmente, os alunos associassem corretamente a representação simbólica de uma fração a uma sua representação icónica e para a compreensão da relação parte-todo (v) a realização dos jogos de Loto das operações parece ter contribuído para que os alunos, globalmente: calculassem produtos recorrendo a estratégias diversificadas e efetuassem divisões recorrendo a produtos conhecidos e à relação inversa com a operação multiplicação; (vi) os alunos evidenciaram mais dificuldades no cálculo associados à operação divisão; (vii) a situação de jogo parece ter contribuído para o envolvimento dos alunos na realização das tarefas Matemáticas que lhes estavam subjacentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report focuses on Mathematics and its main objective is to understand how games favor mathematics learning and is guided by the following questions: (i) 'How do students experience game exploration?' and (ii) 'How do students learn math by exploring games?'. The theorical framework presents the meanings, the value and different typologies of the game as well as discussing the importance of the games in teaching and learning of mathematic, in particular in the Numbers and Operations. From methodological point of view this study fits on a qualitative approach, with characteristics of an investigation about practice. The data collection was done in an internship context, in a class with students from 2nd and 3rd year of school. The participants of this study are students from 3rd year of this class and the information was collected through observation of the participants, by a survey to the students and documental collection. The results obtained revels that: (i) the comprehension of the games’ laws affects the development of the game and the students perception about this; (ii) students difficulties influences there perception of the game; (iii) the game promotes cooperation between students; (iv) the realization of the fractions Dominoes games seems to have contribute to, globally, students associated correctively the symbolic representation of a fraction to an iconic representation and for the comprehension of the relationship between the part-all; (v) the games of Lotto operations execution seems to have contributed so that students, globally: calculate products using diversified strategies and doing divisions using known products and the inverse relationship with the multiplication operation; (vi) the students evidenced more difficulties in calculous associated with division operation; (vii) the game situation seems to have contributed for students to engaged in the mathematics tasks. | en |
dc.identifier.tid | 202298930 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30428 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jogo matemático | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_PT |
dc.subject | Números e operações | pt_PT |
dc.subject | Mathematic game | en |
dc.subject | Mathematics learning | en |
dc.subject | Numbers and operations | en |
dc.title | A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatório_de_investigação_NF_versão_definitiva.pdf
- Size:
- 2.67 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: