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Abstract(s)
Nos dias atuais vivemos num mercado cada vez mais competitivo em que todas as organizações procuram ganhar vantagem competitiva face às restantes. De forma a conseguir triunfar neste mercado é necessário possuir um conjunto cada vez mais alargado de competências. Essas competências e conhecimentos estão associados a um custo temporal, no processo de aprendizagem, ou físico, na contratação de staff para suprimir essas falhas. Os custos de aquisição de conhecimentos podem ser muitas vezes minimizados com o recrutamento externo de tais serviços (externalização ou outsourcing). O outsourcing surge como uma alternativa ao desenvolvimento e contratação interno dessas competências. A organização ao invés de se preocupar com essa área prefere sub-contratar uma terceira de forma a centrar-se na sua atividade core (ou criadora de valor). O processo de outsourcing apresenta várias vantagens como a concentração na atividade core, a partilha e transferência do risco, a minimização dos custos, ou a, aquisição de novas competências e softwares. As vantagens conseguem ser de fácil compreensão, caso imaginemos uma pequena empresa que tem de ter conhecimentos em várias áreas como, área jurista, contabilista, marketing, desenvolvimento do produto. Caso a empresa se distinga pelo desenvolvimento do produto nunca deverá externalizar essa área, porém poderá externalizar uma das outras áreas em que tenha dificuldades em acompanhar as mudanças da envolvente. O facto de a empresa contratar um especialista de cada área poderá ser muito custoso e pouco eficiente. Como alternativa à contratação de pessoal a empresa poderá pagar uma avença a um departamento de marketing, que estará sempre muito mais atualizado nessa área, visto ser a sua atividade core, e centrar-se em desenvolver novos produtos que é a sua principal fonte de vantagem competitiva. Este processo também acarreta os seus defeitos sendo eles: a perda do know-how (saber fazer), visto ao externalizar a empresa não continuar a desenvolver essas competências pois essa área já não ser uma preocupação, os desvios orçamentais e de trabalho, visto ser muito difícil especificar contratualmente todos os trabalhos que são necessários, assim como, a qualidade mínima exigida. Como iremos ver ao longo do trabalho, o outsourcing de serviços é um processo complexo, que pode limitar os campos de ação da organização necessitando de ter em conta a estratégia organizacional e o estilo de gestão. O outsourcing no marketing que é o estudado neste trabalho refere-se a serviços como execução de publicidade, relações públicas, web marketing, promoção de venda, calendarização entre outras..
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Keywords
Marketing Outsourcing