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Trabalho emocional em enfermagem pediátrica :
| dc.contributor.advisor | Diogo, Paula Manuela Jorge | |
| dc.contributor.author | Santos, Sílvia Carina Rocha Alves Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-15T14:34:11Z | |
| dc.date.available | 2023-02-15T14:34:11Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A criança ou jovem e família vivenciam, frequentemente, emoções de conotação negativa, como a ansiedade, associada aos processos de saúde-doença. Estados ansiogénicos prolongados no tempo, conduzem a repercussões negativas no seu desenvolvimento, comprometendo a sua saúde, sendo necessário incluir estratégias nos planos de cuidados de enfermagem que visem a gestão emocional do cliente pediátrico. Considerando a problemática identificada, defini como objeto de estudo as intervenções de enfermagem no âmbito do trabalho emocional em enfermagem, que facilitem a gestão da ansiedade do cliente pediátrico nos diferentes contextos de cuidados de saúde. Delineei como objetivos para este percurso formativo: 1) Desenvolver competências de EEESIP nos diferentes contextos de cuidados de saúde à criança, jovem e família; 2) Desenvolver competências de maior complexidade que facilitem a gestão da ansiedade da criança, jovem e família, nos seus processos de saúde-doença. Este percurso formativo, baseou-se numa metodologia reflexiva, promotora da articulação entre o conhecimento e a prática profissional, devidamente fundamentada pelas conceções atuais de Cuidar em enfermagem pediátrica, no Modelo de Sistemas de Betty Neuman e no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica de Paula Diogo. Assim, as intervenções de enfermagem, incorporam a orientação dos cuidados centrados na família, da parceria de cuidados e dos cuidados não traumáticos, visando a minimização da ansiedade vivenciada pelas crianças, jovens e família. A realização de atividades nos diferentes contextos de estágio, visaram o desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem de saúde infantil e pediátrica, nomeadamente, no desenvolvimento de competências no âmbito da gestão emocional. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203094182 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43842 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
| dc.title | Trabalho emocional em enfermagem pediátrica : | pt_PT |
| dc.title.alternative | intervenções que facilitam a gestão da ansiedade da criança e família nos processos saúde-doença | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
