Repository logo
 
Publication

Práticas artísticas na inclusão de estudantes dos países de língua oficial portuguesa: um estudo de caso no IPS

dc.contributor.advisorPires, Ana Luísa Oliveira
dc.contributor.authorBaptista, João António Ramos
dc.date.accessioned2025-01-08T17:10:26Z
dc.date.available2025-01-08T17:10:26Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractO presente estudo denomina-se “Práticas artísticas e culturais para a inclusão de estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa – um estudo de caso no Instituto Politécnico de Setúbal” e teve como objetivo geral entender se as práticas artísticas e as práticas culturais podem contribuir para a inclusão de estudantes dos Países de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior, entre outras ações relevantes. Assente numa metodologia de estudo de caso, a investigação centrou-se num percurso etápico: a pesquisa bibliográfica sobre a temática do estudo e a fundamentação teórica da metodologia da investigação; o planeamento e execução de procedimentos e técnicas de investigação; a realização de entrevistas exploratórias a informadores chave; a conceção das técnicas de recolha e tratamento de informação; a aplicação das técnicas, com divulgação do inquérito e convites aos informadores chave para realização de entrevistas; a análise da informação recolhida; e a elaboração do relatório de dissertação. Salientam-se dos resultados do estudo os constrangimentos específicos com que os estudantes PLOP se deparam, em comparação com os restantes estudantes do ensino superior, e a existência de medidas desenvolvidas pelo Estado Português, pelas IES, entre os quais o IPS, que se dirigem aos problemas e às dificuldades sentidas pelos estudantes. Constatou-se que existe necessidade de implementação de outras medidas, quer pela crescente procura que existe nos Cursos do IPS (tendência também generalizada a nível nacional nas instituições de ensino superior portuguesas) quer pelas características intrínsecas que estes estudantes apresentam. Foi salientada, dentre outras práticas, a importância das práticas artísticas e culturais para a inclusão, como tendo um papel de promoção da interculturalidade, facilitador da divulgação de atividades e serviços da comunidade educativa e da comunidade local, e como catalisador de aproximação cultural e das dinâmicas interpessoais, entre pares, pessoal docente e trabalhadorespt_PT
dc.description.abstractThe present study is called “Artistic and cultural practices for the inclusion of students from Portuguese-speaking Countries – a case study at the Instituto Politécnico de Setúbal” and it general objective is to understand whether artistic and cultural practices can contribute for the inclusion of students from Portuguese-speaking Countries in higher education, among other relevant actions for the inclusion. Based on a case study methodology, the research focused on a step-by-step process: bibliographical research on the study topic and the theoretical foundation of the research methodology; planning and execution of research procedures and techniques; carrying out exploratory interviews with informants of interest; design of information collection and processing techniques; application of the techniques, with the dissemination of the research and invitations to interested informants to carry out interviews; analysis of the information collected; and the preparation of the dissertation report. The results of the study highlight the specific constraints faced by PLOP students, compared to other higher education students, and the existence of measures developed by the Portuguese state and higher education institutions, including the IPS, which address the problems and difficulties felt by students. It was noted that there is a need to implement other measures, both because of the growing demand for IPS courses (a trend that is also widespread at national level in Portuguese higher education institutions) and because of the intrinsic characteristics of these students. The importance of artistic and cultural practices for inclusion was highlighted, among other practices, as having a role in promoting interculturality, facilitating the dissemination of activities and services of the educational community and the local community, and as a catalyst for cultural rapprochement and interpersonal dynamics between peers, teaching staff and workers.pt_PT
dc.identifier.tid203794559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53651
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPráticas artísticas e culturaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPLOPpt_PT
dc.subjectPALOPpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectArtistic and cultural practicespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titlePráticas artísticas na inclusão de estudantes dos países de língua oficial portuguesa: um estudo de caso no IPSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação MEPAI.pdf
Size:
3.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: