Publication
Serious Games da plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adição
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Pinto, Ricardo Manuel Neves | |
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.author | Guiomar, Beatriz Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T10:13:16Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T10:13:16Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao logo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II no Mestrado em Ensino do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: introdução, componente investigativa e componente reflexiva. A introdução apresenta o enquadramento dos estágios realizados no âmbito das Práticas Educativas I e II, e a sua importância na formação de futuros professores. A Componente Investigativa assenta no tipo de investigação realizada no estágio referente à Prática Educativa I, com os alunos do 1.⁰ ano de escolaridade de uma turma mista. A investigação visa responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico?; 2) Será que o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat influencia a perceção sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ CEB? Primeiramente, apresenta-se a fundamentação teórica sobre os conceitos relacionados com a investigação. Seguidamente, foi planeada e implementada um conjunto de sessões, que integraram quatro Serious Games da Plataforma Hypatiamat, para verificar a sua influência na promoção da aritmética mental com a operação aritmética adição e a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Esta investigação é de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada pela professora estagiária, que desempenhou um papel de investigadora participante. Através da recolha de questionários, analisou-se a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Através da recolha de documentos preenchidos, fotografias e gravações de áudio, construíram-se, posteriormente, Narrações Multimodais. Os resultados obtidos evidenciam uma evolução positiva no Nível Global de Conhecimento, no Desempenho Global e perceção da Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos. Assim, conclui-se que a utilização de Serious Games promove o desenvolvimento da aritmética mental com a operação aritmética adição. A componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas sobre o percurso da professora estagiária nos estágios realizados nas vertentes 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e do 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o contributo e o impacto dos estágios realizados no desenvolvimento profissional da professora estagiária. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203669630 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51451 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aritmética Mental | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Plataforma Hypatiamat | pt_PT |
dc.subject | Serious Games | pt_PT |
dc.subject | Narrações Multimodais | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação da Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia da Matemática | pt_PT |
dc.title | Serious Games da plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adição | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |