Repository logo
 
Publication

Serious Games da plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adição

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorPinto, Ricardo Manuel Neves
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorGuiomar, Beatriz Medeiros
dc.date.accessioned2024-08-02T10:13:16Z
dc.date.available2024-08-02T10:13:16Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao logo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II no Mestrado em Ensino do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: introdução, componente investigativa e componente reflexiva. A introdução apresenta o enquadramento dos estágios realizados no âmbito das Práticas Educativas I e II, e a sua importância na formação de futuros professores. A Componente Investigativa assenta no tipo de investigação realizada no estágio referente à Prática Educativa I, com os alunos do 1.⁰ ano de escolaridade de uma turma mista. A investigação visa responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico?; 2) Será que o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat influencia a perceção sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ CEB? Primeiramente, apresenta-se a fundamentação teórica sobre os conceitos relacionados com a investigação. Seguidamente, foi planeada e implementada um conjunto de sessões, que integraram quatro Serious Games da Plataforma Hypatiamat, para verificar a sua influência na promoção da aritmética mental com a operação aritmética adição e a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Esta investigação é de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada pela professora estagiária, que desempenhou um papel de investigadora participante. Através da recolha de questionários, analisou-se a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Através da recolha de documentos preenchidos, fotografias e gravações de áudio, construíram-se, posteriormente, Narrações Multimodais. Os resultados obtidos evidenciam uma evolução positiva no Nível Global de Conhecimento, no Desempenho Global e perceção da Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos. Assim, conclui-se que a utilização de Serious Games promove o desenvolvimento da aritmética mental com a operação aritmética adição. A componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas sobre o percurso da professora estagiária nos estágios realizados nas vertentes 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e do 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o contributo e o impacto dos estágios realizados no desenvolvimento profissional da professora estagiária.pt_PT
dc.identifier.tid203669630pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51451
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAritmética Mentalpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectPlataforma Hypatiamatpt_PT
dc.subjectSerious Gamespt_PT
dc.subjectNarrações Multimodaispt_PT
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_PT
dc.subjectAutoeficácia da Matemáticapt_PT
dc.titleSerious Games da plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adiçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BEATRIZ_GUIOMAR.pdf
Size:
9.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: