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Contributo do planeamento estratégico e do marketing territorial no desenvolvimento de cidades sustentáveis: Proposta para a Região Autónoma do Príncipe

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorJosé, Ana
dc.contributor.advisorMourato, Joaquim
dc.contributor.authorMendes, Deolésio
dc.date.accessioned2021-02-05T12:46:53Z
dc.date.available2021-02-05T12:46:53Z
dc.date.issued2020-08-03
dc.description.abstractConsiderando o contexto socioeconómico e ambiental atual, marcado pelas profundas alterações, muito motivado pela globalização, urge a necessidade de planear e gerir as cidades e territórios, de modo a favorecer o seu desenvolvimento sustentável. Por esta razão, o presente projeto tem por objetivo principal compreender de que forma o planeamento e o marketing estratégico territorial podem influenciar o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma do Príncipe. Para tal, realizou-se uma análise comparativa, através da metodologia de análise de conteúdos qualitativos, entre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, o Plano Nacional de Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e a Proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Autónoma do Príncipe, para se poder avaliar o nível de alinhamento entre estes, tendo em conta as três dimensões do quadro teórico (sustentabilidade, planeamento estratégico e marketing territorial) e as considerações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, para consequentemente disto, traçar-se um quadro de contributos para o desenvolvimento sustentável da Ilha do Príncipe. Conclui-se que existem semelhanças e dissemelhanças entre os planos, tanto a nível da profundidade que se atribui a cada elemento analisado, como no alinhamento destes no cumprimento das orientações da Agenda2030 da ONU. No que concerne ao quadro de contributos para a ilha do Príncipe, verificou-se que planeamento estratégico apoiado nas estratégias do marketing territorial se constitui como uma mais-valia para o desenvolvimento da ilhapt_PT
dc.description.abstractConsidering the current socio-economic and environmental context, marked by profound changes, highly motivated by globalization, there is an urgent need to plan and manage cities and territories, in order to favour their sustainable development. Due to this reason, the main objective of this project is to understand how territorial strategic planning and marketing can influence the sustainable development of the Autonomous Region of Príncipe. To accomplish the goal, a comparative analysis was carried out, using the qualitative content analysis methodology, between the Strategic Plan for Sustainable Development of Cabo Verde, the National Development Plan of São Tomé e Príncipe and the Proposed Strategic Development Plan for the Região Autónoma do Príncipe, in order to assess the level of alignment between the plans, taking into account the three dimensions of the theoretical framework (sustainability, strategic planning and territorial marketing) and the considerations of the United Nations Agenda 2030 for sustainable development, for consequently, a framework of contributions to the sustainable development of Príncipe Island is drawn up. It is concluded that there are similarities and dissimilarities between the plans, both in terms of the depth that is attributed to each element analyzed, and in their alignment in compliance with the guidelines of the UN Agenda2030. With regard to the framework of contributions to the island of Príncipe, it was found that strategic planning based on territorial marketing strategies constitutes an asset for the development of the islandpt_PT
dc.identifier.tid202608085pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35221
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Sustentável das Cidadespt_PT
dc.subjectPlaneamento estratégicopt_PT
dc.subjectMarketing territorialpt_PT
dc.subjectAgenda 2030 das Nações Unidaspt_PT
dc.subjectcompetitividadept_PT
dc.subjectSustainable Cities Developmentpt_PT
dc.subjectStrategic Planningpt_PT
dc.subjectTerritorial Marketingpt_PT
dc.subjectUnited Nations Agenda 2030pt_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.titleContributo do planeamento estratégico e do marketing territorial no desenvolvimento de cidades sustentáveis: Proposta para a Região Autónoma do Príncipept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de PMEpt_PT

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