Publication
A formação profissional na marinha portuguesa:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bernardes, Alda | |
dc.contributor.author | Melo, Joana | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T15:08:49Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T15:08:49Z | |
dc.date.issued | 2021-04-08 | |
dc.description.abstract | A Educação e Formação de Adultos constitui-se hoje como determinante para os resultados do desenvolvimento e transformação das áreas pessoais e profissionais. Este estudo visa tratar o campo da formação profissional direcionada para a atividade formativa que acontece na Marinha Portuguesa que os níveis de qualificação, aptidões, competências e conhecimentos para o cumprimento das funções da instituição. Com recurso à metodologia qualitativa, fizeram-se seis entrevistas, análise de conteúdo e análise de documentos. Procurou-se aprofundar o estudo das políticas e práticas de formação de uma instituição caraterizada por normas e regulamentos em que a disciplina militar faz parte da missão das Forças Armadas. Apesar dos tempos conturbados devido à pandemia que não permitiram observação no terreno pretendeu-se identificar de que modo são introduzidos os princípios da Andragogia no desenvolvimento das competências profissionais e qualidades pessoais dos profissionais. Do mesmo modo, procurou-se refletir acerca da articulação da formação-trabalho e com foco nos objetivos propostos para este estudo. A oferta e procura dos cursos atendendo, aliás, à preocupação manifestada pela Marinha na perda recursos humanos, foi também analisada. Por outro lado, procurou-se estudar a organização do curso de Cozinha sob normas e procedimentos que garantem o Diagnóstico de Necessidade de Formação, a Organização e Avaliação. Conclui-se que a avaliação é sobretudo ao nível da Qualidade da formação (que decorre da certificação da Qualidade), e em termos da avaliação da formação é usada apenas a avaliação subjetiva dos participantes. Em termos dos modos de trabalho pedagógico, assistisse o modo Transmissivo e orientação normativa que representa a instituição militar, mas igualmente, se verifica o modo de Iniciativa e orientação pessoal em que a formação em termos do desenvolvimento pessoal é uma área privilegiada. Constatou-se neste estudo que existem limitações para que a formação tenha em conta todos os princípios da Educação FA, mas existem condições propícias à implementação de novas abordagens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202723739 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36514 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação e formação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Andragogia | pt_PT |
dc.subject | Formação-trabalho formação profissional | pt_PT |
dc.subject | Marinha portuguesa | pt_PT |
dc.title | A formação profissional na marinha portuguesa: | pt_PT |
dc.title.alternative | o caso do curso de formação de praças cozinheiros da escola de tecnologias navais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Formação de Adultos | pt_PT |