Repository logo
 
Publication

O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio

dc.contributor.advisorSantos, Luís Carlos
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando Vasconcelos
dc.contributor.authorPereira, Miriam Alexandra Russo
dc.date.accessioned2020-01-08T12:06:10Z
dc.date.available2020-01-08T12:06:10Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2020-01
dc.description.abstractO presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de “Estágio IV” do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de “Investigação sobre a Prática”. Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents the results of an investigative process on a pedagogical intervention carried out in a Basic School in the city of Setúbal, within the scope of the “Stage IV” curricular unit of the ESE / IPS Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education. It is intended to reflect on the potential of using the outside environment of the school for learning in the area of Environment Study. The pedagogical intervention developed, as the object of the study, focused on the approach of the theme of national productive activities, through the use of the external environment as the context and the resource of the adopted teaching / learning strategies. Thus, the space outside the classroom, the local environment, as a space lived by the students, made possible to start from their previous conceptions to processes of knowledge construction developed in activities of direct contact and exploration of local realities. This study is part of the interpretative / qualitative paradigm and a methodological perspective of “Research on Practice”. Consequently, participant observation, questionnaire and interview inquiry and content analysis were the preferred investigative techniques.en
dc.identifier.tid202368742
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30716
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEspaço exteriorpt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectOuter spaceen
dc.subjectEnvironmental studiesen
dc.titleO meio exterior da escola no ensino do estudo do meiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório O Meio exterior da escola no ensino do Estudo do Meio.pdf
Size:
8.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: