Repository logo
 
Publication

A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico

dc.contributor.advisorPessoa, Ana Maria
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando
dc.contributor.authorFernandes, Ana Filipa Jesus Soares
dc.date.accessioned2016-12-27T12:49:11Z
dc.date.available2016-12-27T12:49:11Z
dc.date.issued2017-01
dc.date.submitted2017-01
dc.description.abstractO presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThe present Investigation Project Report had as an objective to understand the exploration of child literature for an education of values, on a school context. The study was developed on a second year class, from the First Cicle of an Elementary School. The achieved investigation inserts itself on the interpretative paradigm and a qualitative approach. The methodology used on the realization of the project was Investigation-Action. Several research, register and analyses devices were used, such as participant observation, field notes, photographic register, classroom pedagogical projects analyses and several author texts and child interviews. There were presented several activities, conceived after the gathering of inicial information and also in the course of the project, in a process of continuous connection of the action and reflection about it’s development and about it’s results. The developed activities, were a product of compatibility between some child literature works and values considered as the most significant on working with a group. The final considerations present the greatest difficulties as well as the most significant learning and the results obtained with the development of the project, where it is possible to distinguish different reactions on the part of the children.en
dc.identifier.tid201604043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17133
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectEducação de valorespt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectDiário de turmapt_PT
dc.subjectChild literatureen
dc.subjectValue educationen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectClass diaryen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeuma intervenção a partir da literatura infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação_Ana Fernandes_Versão definitiva.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: