Publication
ATRIBUCIONES CAUSALES EN ALUMNOS CON NIVELES DIFERENTES DE ESTRÉS EN EL CONTEXTO ACADÉMICO
| dc.contributor.author | Pérez-García, María Araceli | |
| dc.contributor.author | Oropesa Ruiz, Nieves Fátima | |
| dc.contributor.author | Casino García, Ana María | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-28T13:12:20Z | |
| dc.date.available | 2022-10-28T13:12:20Z | |
| dc.date.issued | 2022-09-30 | |
| dc.description.abstract | A investigação atual considera importante avaliar o estado emocional e as diferentes fontes de stress em alunos. O objetivo principal deste estudo foi analisar a relação entre quatro fontes de estresse do aluno (Interações com o professor, Estresse acadêmico, Interações com pares e Autoconceito acadêmico) e as atribuições causais que ocorrem diante do sucesso e do fracasso acadêmico (capacidade, esforço e causas externas). Foi utilizada uma amostra de 753 escolares espanhóis (49,9% do sexo masculino) com idades entre 8 e 11 anos (M = 9,6; DP = 1,11). A School Situations Interview e a Sydney Attribution Scale foram utilizadas para a coleta de dados. Os coeficientes de correlação e a regressão logística mostram a relação e a capacidade preditiva das experiências de estresse nas atribuições causais apresentadas por escolares espanhóis. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Pérez-García, M. A., Ruiz, N. F., & García, A. M. (2022) | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0874-2391 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42105 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
| dc.subject | Estresse; autoatribuições; sucesso académico; educação primária. | pt_PT |
| dc.title | ATRIBUCIONES CAUSALES EN ALUMNOS CON NIVELES DIFERENTES DE ESTRÉS EN EL CONTEXTO ACADÉMICO | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 88 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 73 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
