Repository logo
 
Publication

O Atendimento ao Cidadão nos Postos Territoriais da GNR: um Modelo de Abordagem pela Qualidade

datacite.subject.fosAtendimento ao públicopt_PT
dc.contributor.advisorSilva Gonçalves de Carvalho, Gonçalo Nuno
dc.contributor.authorSANTOS SOARES DE ALBERGARIA, FRANCISCA DOS
dc.date.accessioned2019-11-13T14:34:03Z
dc.date.available2019-11-13T14:34:03Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.date.submitted2019-11-11
dc.description.abstractEste trabalho de investigação é subordinado ao tema “O atendimento ao cidadão nos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana: um modelo de abordagem pela qualidade” e pretende compreender, através do seu objetivo geral, de que forma a certificação em qualidade pode melhorar o serviço de atendimento que é prestado ao cidadão num posto territorial da Guarda Nacional Republicana. O estudo foi desenvolvido de acordo com uma abordagem qualitativa, utilizando inquéritos por entrevista para recolher dados relativos à experiência e opinião dos militares envolvidos no projeto de “Certificação do Atendimento da Guarda Nacional Republicana ao Cidadão”. Estes dados, conjugados com a pesquisa bibliográfica e pesquisa em documentos oficiais da Guarda Nacional Republicana permitiu analisar o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e as principais vantagens e desvantagens inerentes a todo o projeto. O estudo versa apenas sobre uma das três vertentes do projeto, a certificação do atendimento ao público. Esta é uma das áreas fundamentais para a criação de uma boa imagem da Guarda Nacional Republicana perante a sociedade, constituindo muitas das vezes o primeiro contacto do cidadão com a organização. Assim, a adoção de boas práticas, a postura correta e utilização de novos métodos na resolução de problemas do cidadão, constituem pontos-chave deste projeto, visando acima de tudo alcançar uma imagem de brio e proficiência do trabalho desenvolvido pelos militares da Guarda Nacional Republicana. Foi possível concluir que com a adoção de estratégias da qualidade a Guarda Nacional Republicana se torna uma Força de Segurança mais moderna e capaz de satisfazer as necessidades do cidadão. A gestão da qualidade obriga as organizações a adotar um conjunto de requisitos que lhes permite abordar de forma sistemática e padronizada as suas atividades. Desta forma melhoram o desempenho interno da organização e conhecem e satisfazem as necessidades e expetativas dos clientes. É através desta fórmula que se pretende alcançar a satisfação dos cidadãos.pt_PT
dc.identifier.tid202289354pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30150
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGuarda Nacional Republicana, atendimento ao público, qualidade, satisfação do cliente, sistema de gestão da qualidade.pt_PT
dc.titleO Atendimento ao Cidadão nos Postos Territoriais da GNR: um Modelo de Abordagem pela Qualidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorAcademia Militar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
293_Albergaria_O atendimento ao cidadao nos PTer da GNR um modelo de abordagem pela qualidade.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: