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Abstract(s)
O objeto deste relatório é a análise de vários processos de intervenção local
em zonas urbanas degradadas e uma observação exaustiva sobre as práticas
e os projetos implementados para e com crianças e jovens em risco de
exclusão, na Iniciativa Bairros Críticos - Operação Lagarteiro Porto.
O processo de reflexão, parte da descrição da minha prática e experiência
profissional em processos de requalificação de zonas urbanas desqualificadas,
em que a participação e a implicação dos parceiros e demais atores constituem
o fator essencial para o sucesso dos programas de desenvolvimento territorial
e para a sustentabilidade futura dos progressos conseguidos. Contudo, trata-se
de um caminho complexo que exige uma permanente construção e
reconstrução dos modelos de intervenção. Como conciliar interesses
multiversos em torno de práticas (com) sentidas que possam ser partilhados e
mobilizadores de recursos, em territórios de exclusão, onde as crianças e os
jovens são os públicos mais vulneráveis e fragilizados?
A descrição deste processo de desenvolvimento local, centrado na capacitação
das faixas etárias mais jovens, com recurso a metodologias participativas,
pretende demostrar o quão estruturante é esta dimensão da intervenção, na
reversão do percurso de exclusão das crianças e do território.
O trabalho teve em conta duas dimensões, centrando-se na reflexão em torno
da participação das crianças e jovens, e na prática profissional do assistente
social, num modelo concetual representativo de uma estratégia de educação
para a cidadania. As ações desenvolvidas pretenderam criar condições para a
implementação de práticas pedagógicas mais ajustadas, para aumentar o
sucesso educativo, para apoiar os pais nas funções parentais, entre outras
ações, pois só com empoderamento se torna possível que uma criança
encontre a sua identidade, e se torne um cidadão, capaz de agir na escola, na
família, no território e na cidade.
Description
Keywords
Crianças e jovens em risco Desenvolvimento local Participação Cidadania