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Abstract(s)
O presente trabalho descreve o estudo da aplicabilidade do controlo estatístico com base nas cartas de controlo em peças compradas, focada em resultados numa
empresa do segmento automóvel, a Autoeuropa. Neste trabalho realizou-se a aplicação do controlo estatístico através das cartas de controlo no processo produtivo
dos farolins do modelo Eos na empresa Hella na Eslováquia, determinando o estado do processo e a capacidade de produção de acordo com as especificações.
Pretendeu-se assim mostrar que com a aplicação do controlo estatístico é possível reduzir o número de peças não conformes produzidas, reduzindo com isso, o
número de rejeições e todos os custos para o fornecedor e para o cliente que esse factor acarreta, garantindo o cumprimento dos níveis da qualidade exigidos pela
VW assegurando a sustentabilidade e permanência no grupo de fornecedores da VW por parte do fornecedor Hella. A metodologia aplicada foram as cartas de
controlo para valores individuais e amplitude móvel, baseada em duas amostragens em dois períodos de produção diferenciados, tendo sido feita a identificação e
estudo de pontos de variação anormal, estudo da normalidade, cálculo dos índices de capacidade do processo e cálculo da percentagem de peças fora dos limites
de especificação. Foram analisados os resultados e de uma forma clara concluiu-se que o processo de produção dos farolins era um processo instável e que não
se apresentava num estado de controlo estatístico, tendo sido feita nova amostragem em produção optimizada na base dos resultados das cartas, de forma a
obter-se a melhor resposta possível do processo e analisar as melhorias obtidas. Como resultado conseguiu mostrar-se as vantagens da aplicação do controlo
estatístico ao processo produtivo dos farolins, com a obtenção de melhorias nos diferentes pontos de medição avaliados, bem como na melhoria da capacidade de
produzir dentro das especificações, dando assim ao fornecedor um melhor controlo da sua produção, aumentando a sua sensibilidade e previsibilidade a variações
no processo e capacidade de intervenção no mesmo, de forma a rectificar e corrigir desvios e tendências. O cliente por seu lado obteve nos seus indicadores
internos melhorias e ganhos significativos com a melhoria da qualidade das peças compradas que asseguram melhorias também em indicadores externos como o
exemplo das reclamações de campo, assegurando a sustentabilidade do seu cliente Hella e a sua permanência deste na cadeia de fornecedores VW.
Description
Mestrado em Engenharia de Produção
Keywords
Peças compradas Controlo estatístico do processo e especificação Engenharia de produção MEP Autoeuropa
Citation
Publisher
Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal