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O growth mindset como estratégia potenciadora de atração de talento no setor de ti em Portugal: o estudo de caso da Intellias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorAlves, Lara Marques
dc.date.accessioned2024-08-06T12:56:28Z
dc.date.available2024-08-06T12:56:28Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractAs empresas enfrentam atualmente desafios crescentes na atração de talentos, especialmente no setor das Tecnologias da Informação (TI), onde a competitividade é intensa. Em Portugal, a escassez de talento tecnológico é uma problemática significativa, exacerbada pela transformação digital e pela pandemia. Neste contexto, a estratégia de Employer Branding (EB) torna-se prioritária para a subsistência das organizações, sendo imperativo o desenvolvimento de novas estratégias de Employer Value Proposition (EVP) que respondam às preferências dos candidatos, evidenciando a atratividade da marca. O growth mindset surge nesta conjuntura como uma potencial abordagem promissora, uma vez que organizações que adotam este mindset assumem o diferencial de acreditar e comunicar que as competências dos seus colaboradores podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, através de esforços e da aplicação de estratégias eficientes, promovendo ações de desenvolvimento e crescimento contínuos. Assim, a presente investigação procura compreender de que forma o growth mindset potencia a atração de talento, através de um estudo de caso ancorado na Intellias. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas do Growth Mindset em Contexto Organizacional, do Employer Branding (EB) e do Employer Value Proposition (EVP), e ainda da Atração de Talento. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores (6 líderes da organização e 6 profissionais das Tecnologias da Informação (TI) externos com dois perfis distintos: 3 juniores e 3 seniores). Por fim, foi possível concluir que as dimensões do growth mindset podem potenciar efetivamente o EVP da Intellias correlacionado aos valores social, de desenvolvimento e de liderança, influenciando positivamente a perceção de atração dos colaboradores externos face à organização enquanto marca empregadora, embora se tenha descoberto concomitantemente uma problemática associada à dificuldade de avaliação destas dimensões durante o processo de candidatura.pt_PT
dc.identifier.tid203671058pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51508
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGrowth mindsetpt_PT
dc.subjectMindset organizacionalpt_PT
dc.subjectEmployer branding (EB)pt_PT
dc.subjectEmployer value proposition (EVP)pt_PT
dc.subjectAtração de talentopt_PT
dc.subjectSetor de tecnologia da informação (TI)pt_PT
dc.subjectIntelliaspt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleO growth mindset como estratégia potenciadora de atração de talento no setor de ti em Portugal: o estudo de caso da Intelliaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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