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O growth mindset como estratégia potenciadora de atração de talento no setor de ti em Portugal: o estudo de caso da Intellias

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As empresas enfrentam atualmente desafios crescentes na atração de talentos, especialmente no setor das Tecnologias da Informação (TI), onde a competitividade é intensa. Em Portugal, a escassez de talento tecnológico é uma problemática significativa, exacerbada pela transformação digital e pela pandemia. Neste contexto, a estratégia de Employer Branding (EB) torna-se prioritária para a subsistência das organizações, sendo imperativo o desenvolvimento de novas estratégias de Employer Value Proposition (EVP) que respondam às preferências dos candidatos, evidenciando a atratividade da marca. O growth mindset surge nesta conjuntura como uma potencial abordagem promissora, uma vez que organizações que adotam este mindset assumem o diferencial de acreditar e comunicar que as competências dos seus colaboradores podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, através de esforços e da aplicação de estratégias eficientes, promovendo ações de desenvolvimento e crescimento contínuos. Assim, a presente investigação procura compreender de que forma o growth mindset potencia a atração de talento, através de um estudo de caso ancorado na Intellias. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas do Growth Mindset em Contexto Organizacional, do Employer Branding (EB) e do Employer Value Proposition (EVP), e ainda da Atração de Talento. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores (6 líderes da organização e 6 profissionais das Tecnologias da Informação (TI) externos com dois perfis distintos: 3 juniores e 3 seniores). Por fim, foi possível concluir que as dimensões do growth mindset podem potenciar efetivamente o EVP da Intellias correlacionado aos valores social, de desenvolvimento e de liderança, influenciando positivamente a perceção de atração dos colaboradores externos face à organização enquanto marca empregadora, embora se tenha descoberto concomitantemente uma problemática associada à dificuldade de avaliação destas dimensões durante o processo de candidatura.

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Keywords

Growth mindset Mindset organizacional Employer branding (EB) Employer value proposition (EVP) Atração de talento Setor de tecnologia da informação (TI) Intellias Estudo de caso

Pedagogical Context

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