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AVALIAÇÃO EXTERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: Implicações e Desafios nas Escolas do Ensino Médio na Região Geográfica Imediata de Pedreiras - Maranhão - Brasil
dc.contributor.author | Leal, Joeline Santos da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T09:53:31Z | |
dc.date.available | 2021-09-15T09:53:31Z | |
dc.date.issued | 2021-07-27 | |
dc.description.abstract | O trabalho dissertativo apresentado, possui toda base fundamentada na literatura cientifica, constituindo uma abordagem crítica e direta com as políticas públicas de avaliação externa da educação, que buscam avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Assim com objetivo de identificar suas implementações nas escolas públicas e avaliar a compreensão dos coordenadores e seus professores com o tema, situados na região Imediata de Pedreiras formada por quatorze municípios no Estado do Maranhão. Durante anos essa região trou-se consigo, desempenho em sua educação de baixa qualidade e o ensino médio, apresenta uma sequencia, piores notas nas avaliações externas. Em 2017 a avaliação externa realizada pelo próprio Estado, através do programa “Avalia Maranhão” apontou melhorias na região, mas essa, constituiu-se em muito pouco, sendo regular para todas as escolas do ensino Médio na Região.Com isso para responder à questão principal a pesquisa, buscou-se uma abordagem qualitativa, produzindo informações pela coleta de dados, através de questionários e entrevistas-semiestruturadas, que foram colocadas em práticas com os sujeitos selecionados para a pesquisa, onde buscou-se trabalhar com equipes ocupando cargos, ligado diretamente e indiretamente com o tema abordado. Para os professores entrevistados, o desafio está na gestão escolar, pois os gestores, diante dos resultados, precisam adotar uma série de ações baseadas na leitura e na análise detalhada do boletim com as avaliações, reunir a equipe para debater as informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar tudo isso em trabalho efetivo na escola. Diante de todos os fatores apresentados na pesquisa pode-se concluir que as Avaliações Externas proporcionam dados que podem renovar o delinemanento correto da escola pública, onde sua função social diante a sociedade democrática é fazer garantir de forma efetiva o ensino-aprendizagem de qualidade para a educação pública. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202764800 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37466 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | escola | pt_PT |
dc.subject | avaliação | pt_PT |
dc.subject | professor | pt_PT |
dc.title | AVALIAÇÃO EXTERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: Implicações e Desafios nas Escolas do Ensino Médio na Região Geográfica Imediata de Pedreiras - Maranhão - Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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