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CompetĂȘncias de RH
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁo | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Diana | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Cristina Ventura | |
dc.date.accessioned | 2016-01-06T15:52:44Z | |
dc.date.available | 2016-01-06T15:52:44Z | |
dc.date.issued | 2015-11-24 | |
dc.date.submitted | 2015-06-15 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende assumir como objetivo principal a identificação de quais as competĂȘncias que as instituiçÔes do ensino superior (IES) portuguĂȘs dizem estar a promover junto dos graduados do primeiro ciclo de GestĂŁo de Recursos Humanos (GRH) e perceber se estas estĂŁo alinhadas com as necessidades e procura do mercado e com o mais recente modelo de competĂȘncias para profissionais de Recursos Humanos (RH) da Society of Human Resource Management (SHRM), e em particular, com o nĂvel de proficiĂȘncia identificado para o nĂvel inicial da carreira de GRH - Early level. Na revisĂŁo da literatura realizada sobre competĂȘncias de profissionais de RH, constata-se a inexistĂȘncia de estudos cientĂficos que englobem Portugal, particularmente as competĂȘncias requeridas para o nĂvel inicial da carreira em GRH, pelo que consideramos que o nosso estudo Ă© pertinente e pode produzir conhecimento cientĂfico relevante nesta ĂĄrea de conhecimento, podendo promover igualmente o desenvolvimento organizacional. Para atingir o objetivo proposto desenvolvemos o presente estudo em duas vertentes distintas. Num primeiro momento, um estudo preliminar exploratĂłrio, de tipo qualitativo, atravĂ©s da anĂĄlise e comparação documental, nomeadamente: (i) modelo de competĂȘncias para profissionais de RH da SHRM e (ii) objetivos de aprendizagem das IES para o primeiro ciclo de estudos, recolhidos junto da AgĂȘncia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Num segundo momento procedemos a (iii) um inquĂ©rito junto de profissionais de RH com experiĂȘncia em recrutamento e seleção, para obter as suas perceçÔes relativamente Ă importĂąncia das competĂȘncias elencadas no modelo de competĂȘncias da SHRM, e saber a sua perceção quanto ao reconhecimento dessas competĂȘncias nos graduados de GestĂŁo de Recursos Humanos. Os resultados permitiram validar a existĂȘncia do alinhamento entre as competĂȘncias que os graduados em GRH do primeiro ciclo do ensino superior portuguĂȘs revelam possuir, as competĂȘncias que a Academia refere promover e desenvolver junto desses estudantes, as competĂȘncias que os recrutadores procuram e o recente modelo de competĂȘncias para profissionais de gestĂŁo de recursos humanos da Society of Human Resource Management (SHRM). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201002876 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10684 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | GestĂŁo de recursos humanos | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias | pt_PT |
dc.subject | Modelo de competĂȘncias | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Learning outcomes | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncias de RH | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo sobre modelo de competĂȘncias de graduados de gestĂŁo de Recursos Humanos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em GestĂŁo de Recursos Humanos | pt_PT |