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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Europa enfrenta mudanças demográficas com o rápido e crescente
envelhecimento da sua população. Este envelhecimento é visível na evolução da
estrutura etária da população e reflete-se no aumento de idosos e na diminuição
de pessoas em idade ativa na população total.
Os idosos enfrentam uma sociedade cada vez mais tecnológica, acelerada
pela pandemia do COVID-19, fazendo com que se sintam naturalmente excluídos,
principalmente pela dificuldade em manusear e usar a tecnologia, pela
dificuldade de acesso a essa tecnologia e pela sensação de incapacidade de
aprender novas coisas. A falta de competências digitais na população idosa é
muitas vezes sinónimo de isolamento social, segregação no acesso à informação
e serviços, perda de autonomia e aumento do sentimento de incapacidade de
adaptação à sociedade.
Melhorar as competências digitais dos idosos é uma forma de melhorar a
sua qualidade de vida, proporcionando um estilo de vida ativo e liberdade de
escolha e decisão.
O objetivo deste projeto foi o levantamento de material didático e websites
de aprendizagem específicos para a população idosa a nível nacional e europeu e
a partir daí o desenvolvimento de um site de aprendizagem e de materiais
didáticos utilizando uma abordagem de design centrado no utilizador, testes de
usabilidade e inclusão dos utilizadores finais ao longo do ciclo de
desenvolvimento do produto, fornecendo assim informações sobre como os
utilizadores reais interagem com o sistema.
Dessa forma, foi possível conceber uma plataforma de aprendizagem para
idosos, bem como materiais didáticos que lhes permitem adquirir competências
e conhecimentos digitais de forma gratuita e inclusiva.
Description
Keywords
User interface Guidelines Boas práticas