Repository logo
 
Publication

Produção de paraformaldéido

dc.contributor.advisorCunha, Pedro
dc.contributor.authorSardinha, Nuno José Sousa
dc.date.accessioned2016-01-22T15:04:52Z
dc.date.available2016-01-22T15:04:52Z
dc.date.issued2015-11
dc.description.abstractCom este trabalho procurou-se criar um novo Modelo de Negócio, para uma empresa, que, fruto da crise económica mundial e consequente contração dos mercados, viu as suas vendas decrescerem e a esperada diminuição de lucros. Para isso, foi realizado um estudo sobre o tema dos Modelos de Negócio e analisada a forma como diversos autores descreviam a estrutura dos negócios e a forma como os desenvolveram, desde a conceção à sua avaliação, numa lógica de assegurar que estes proporcionem a tão desejada sustentabilidade económica. Depois de analisadas as diferentes abordagens, a metodologia selecionada foi o "Roadmap for business models definition in manufacturing companies" que se desenvolve ao longo de 4 etapas: a Análise, o Design, a Implementação e a Avaliação, cada uma delas com um conjunto de atividades e ferramentas que devem ser utilizadas para a prossecução do objetivo principal de se inovar através da criação ou alteração do Modelo de Negócio. Apesar da abordagem do Roadmap propor estas quatro fases distintas, considerou-se a necessidade de apenas aprofundar as fases da Análise e do Design por estas serem o ponto de partida quer na criação de um novo Modelo de Negócio quer para a sua redefinição. Para além disso, face à oportunidade que se encontrou para aplicar esta metodologia as fases da Análise e do Design são as únicas cuja sua aplicação é justificada. Essa aplicação na empresa Euroresinas S.A. foi definida com os objetivos de testar a eficácia desta abordagem e validá-la. O facto de se ter por base um caso real onde houve a oportunidade para se definir um novo Modelo de Negócio de produção de paraformaldeído na Unidade Industrial da Euroresinas S.A., possibilitou que fossem usados dados verídicos e envolvidos responsáveis da empresa que contribuíram para validar o trabalho desenvolvido. Como resultado do teste e validação realizada, concluiu-se que o Modelo de Negócio proposto é coerente e adequado às capacidades e recursos existentes na empresa, permitindo por isso valorizar o potencial existente na empresa. A descrição que foi feita das fases da Implementação e da Avaliação permitiu também, no contexto da aplicação feita sobre um caso real, demonstrar na empresa o interesse que poderá ter ao utilizar-se os formalismos propostos para cada uma destas fases do Roadmap, mostrando como a organização é conduzida num processo de planeamento da Implementação e depois como é executada a Avaliação ao longo das diversas fases da produção do paraformaldeído.pt_PT
dc.identifier.tid201605520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectParaformaldeído.pt_PT
dc.subjectFormaldéidopt_PT
dc.subjectModelos de negóciopt_PT
dc.subjectRoadmappt_PT
dc.subjectMEPpt_PT
dc.titleProdução de paraformaldéidopt_PT
dc.title.alternativenova unidade produtiva definida a partir de um modelo de negóciopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Produçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
IPS_EST_MEP_Dissertação_Nuno José Sousa Sardinha_120266020_vfinal.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: