| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho procurou-se criar um novo Modelo de Negócio, para uma empresa, que, fruto da crise económica mundial e consequente contração dos mercados, viu as suas vendas decrescerem e a esperada diminuição de lucros. Para isso, foi realizado um estudo sobre o tema dos Modelos de Negócio e analisada a forma como diversos autores descreviam a estrutura dos negócios e a forma como os desenvolveram, desde a conceção à sua avaliação, numa lógica de assegurar que estes proporcionem a tão desejada sustentabilidade económica. Depois de analisadas as diferentes abordagens, a metodologia selecionada foi o "Roadmap for business models definition in manufacturing companies" que se desenvolve ao longo de 4 etapas: a Análise, o Design, a Implementação e a Avaliação, cada uma delas com um conjunto de atividades e ferramentas que devem ser utilizadas para a prossecução do objetivo principal de se inovar através da criação ou alteração do Modelo de Negócio.
Apesar da abordagem do Roadmap propor estas quatro fases distintas, considerou-se a necessidade de apenas aprofundar as fases da Análise e do Design por estas serem o ponto de partida quer na criação de um novo Modelo de Negócio quer para a sua redefinição. Para além disso, face à oportunidade que se encontrou para aplicar esta metodologia as fases da Análise e do Design são as únicas cuja sua aplicação é justificada. Essa aplicação na empresa Euroresinas S.A. foi definida com os objetivos de testar a eficácia desta abordagem e validá-la. O facto de se ter por base um caso real onde houve a oportunidade para se definir um novo Modelo de Negócio de produção de paraformaldeído na Unidade Industrial da Euroresinas S.A., possibilitou que fossem usados dados verídicos e envolvidos responsáveis da empresa que contribuíram para validar o trabalho desenvolvido. Como resultado do teste e validação realizada, concluiu-se que o Modelo de Negócio proposto é coerente e adequado às capacidades e recursos existentes na empresa, permitindo por isso valorizar o potencial existente na empresa. A descrição que foi feita das fases da Implementação e da Avaliação permitiu também, no contexto da aplicação feita sobre um caso real, demonstrar na empresa o interesse que poderá ter ao utilizar-se os formalismos propostos para cada uma destas fases do Roadmap, mostrando como a organização é conduzida num processo de planeamento da Implementação e depois como é executada a Avaliação ao longo das diversas fases da produção do paraformaldeído.
Description
Keywords
Paraformaldeído. Formaldéido Modelos de negócio Roadmap MEP
