Publication
A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- | |
dc.contributor.author | Jorge, Mafalda Maria da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T14:46:50Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T14:46:50Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O conceito de literatura infantil surgiu no século XVII (1651-1715) justamente com a função de educar moralmente as crianças. Após sofrer algumas crises, na atualidade, o ato de ler não se mostra apenas com a função pedagógica, mas também prazerosa. Contudo, no nosso quotidiano, existem inúmeras distrações, nomeadamente as tecnologias, deixando muitas vezes para trás a leitura. Com este trabalho, pretende-se investigar de que forma a literatura infantil pode ser utilizada, na sala de aula, como recurso pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, pretende-se recorrer ao uso de uma obra literária para abordar o tema das emoções, mais concretamente o medo. Além disso, em simultâneo, visa-se estabelecer um elo de ligação entre a história abordada e os conteúdos programáticos destinados para determinados dias, respondendo, desta forma, às necessidades do grupo. A investigação foca-se no estudo de caso, sendo o público-alvo um grupo de 23 alunos do 2º ano do Ensino Básico. Assim, as intervenções foram delineadas especialmente para aqueles indivíduos - questionários, inquéritos, entre outros. A forma como foi dirigida a atuação perante o grupo, respondendo sempre às necessidades e interesses dos alunos, foi extremamente importante para alcançar os resultados obtidos. Após realizar este estudo, é percetível o sucesso que as histórias também podem ter no dia a dia de um grupo do 1º ciclo, excluindo, assim, o entendimento da sua utilização no pré-escolar como uma atividade meramente prazerosa e singular. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203036794 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41314 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_PT |
dc.subject | Recurso Pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Emocional | pt_PT |
dc.title | A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |