Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MAFALDA_JORGE.pdf1.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O conceito de literatura infantil surgiu no século XVII (1651-1715) justamente com a função de educar moralmente as crianças. Após sofrer algumas crises, na atualidade, o ato de ler não se mostra apenas com a função pedagógica, mas também prazerosa. Contudo, no nosso quotidiano, existem inúmeras distrações, nomeadamente as tecnologias, deixando muitas vezes para trás a leitura. Com este trabalho, pretende-se investigar de que forma a literatura infantil pode ser utilizada, na sala de aula, como recurso pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, pretende-se recorrer ao uso de uma obra literária para abordar o tema das emoções, mais concretamente o medo. Além disso, em simultâneo, visa-se estabelecer um elo de ligação entre a história abordada e os conteúdos programáticos destinados para determinados dias, respondendo, desta forma, às necessidades do grupo. A investigação foca-se no estudo de caso, sendo o público-alvo um grupo de 23 alunos do 2º ano do Ensino Básico. Assim, as intervenções foram delineadas especialmente para aqueles indivíduos - questionários, inquéritos, entre outros. A forma como foi dirigida a atuação perante o grupo, respondendo sempre às necessidades e interesses dos alunos, foi extremamente importante para alcançar os resultados obtidos. Após realizar este estudo, é percetível o sucesso que as histórias também podem ter no dia a dia de um grupo do 1º ciclo, excluindo, assim, o entendimento da sua utilização no pré-escolar como uma atividade meramente prazerosa e singular.

Description

Keywords

Educação Literatura Infantil Recurso Pedagógico Desenvolvimento Escolar Desenvolvimento Emocional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue