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O conceito de literatura infantil surgiu no século XVII (1651-1715) justamente com a função de educar moralmente as crianças. Após sofrer algumas crises, na atualidade, o ato de ler não se mostra apenas com a função pedagógica, mas também prazerosa. Contudo, no nosso quotidiano, existem inúmeras distrações, nomeadamente as tecnologias, deixando muitas vezes para trás a leitura.
Com este trabalho, pretende-se investigar de que forma a literatura infantil pode ser utilizada, na sala de aula, como recurso pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, pretende-se recorrer ao uso de uma obra literária para abordar o tema das emoções, mais concretamente o medo. Além disso, em simultâneo, visa-se estabelecer um elo de ligação entre a história abordada e os conteúdos programáticos destinados para determinados dias, respondendo, desta forma, às necessidades do grupo.
A investigação foca-se no estudo de caso, sendo o público-alvo um grupo de 23 alunos do 2º ano do Ensino Básico. Assim, as intervenções foram delineadas especialmente para aqueles indivíduos - questionários, inquéritos, entre outros. A forma como foi dirigida a atuação perante o grupo, respondendo sempre às necessidades e interesses dos alunos, foi extremamente importante para alcançar os resultados obtidos.
Após realizar este estudo, é percetível o sucesso que as histórias também podem ter no dia a dia de um grupo do 1º ciclo, excluindo, assim, o entendimento da sua utilização no pré-escolar como uma atividade meramente prazerosa e singular.
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Keywords
Educação Literatura Infantil Recurso Pedagógico Desenvolvimento Escolar Desenvolvimento Emocional