Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A necessidade de se conhecerem as condições meteorológicas em que determinada
missão se vai realizar, surge com o início da utilização do meio aéreo, o que remonta antes
da 1ª Grande Guerra. As previsões meteorológicas foram essenciais para o sucesso de
muitas missões, exemplo disso é o famoso desembarque na Normandia.
Cedo se percebeu que a assertividade de uma previsão meteorológica, o sucesso da
missão e a Segurança de voo formavam uma triangulação necessária. Assim, a
Meteorologia aeronáutica é hoje, reconhecidamente, uma área de vital importância para o
desenrolar das operações aéreas em segurança, sejam estas militares ou civis.
Esta importância traduz-se na existência de serviços de meteorologia em todas as
Forças Aéreas. A título de exemplo, em Itália o serviço nacional de meteorologia é militar
(Servizio Meteorologico Dell’Aeronautica). À semelhança de outras Forças Aéreas, a
Força Aérea Portuguesa tem um serviço de meteorologia, cujo Centro coordenador (Centro
de Informação Meteorológica da Força Aérea) está sedeado no Comando Operacional da
Força Aérea.
O serviço de meteorologia da Força Aérea, mercê da evolução tecnológica, tem
sofrido pequenas reestruturações ao longo das últimas décadas, no entanto, por força de
imposições técnicas e simultaneamente por escassez de recursos humanos, em Março de
2006 sofreu uma reestruturação mais profunda, nomeadamente ao nível do Previsor
meteorológico.
Dada a especificidade técnica da meteorologia, torna-se útil perceber se essa
reestruturação tem estado a produzir resultados positivos ou se, ainda continua a ser
necessário “limar algumas arestas”. Abstract: The need to know the meteorological conditions under which a mission is going to
take place originated in the initial use of the airplane, just before the First World War.
Meteorological forecasts were essential for the success of many missions such as the wellknown
debarkation in Normandy.
It was soon realized that the accuracy of a meteorological forecast, the success of
the mission, and flight safety were necessarily interdependent on each other. Therefore,
aeronautical meteorology is currently recognized as an area of vital importance for the
development of both military and civil air operations under safety conditions.
The existence of weather services in every air force clearly illustrates its
importance. In Italy, for example, the national weather service is military (Servizio
Meteorologico Dell’Aeronautica). The Portuguese Air Force, just like others, has a weather
service whose coordination centre (Centro de Informação Meteorológica da Força Aérea)
is located at Comando Operacional da Força Aérea.
As a result of technological evolution, the Portuguese Air Force weather service
has undergone some restructuring along the last few decades. However, in March 2006, it
underwent a broader restructuring, namely at the weather forecaster level, on account of
both technical impositions and shortage of human resources.
Given the technical specificity of meteorology, it becomes useful to understand
whether that restructuring process has been producing positive results or it still needs some
adjustments.
Description
Keywords
Meteorologia aeronáutica Serviço de meteorologia na FAP Observador Previsor Reestruturação Centralização Recursos Humanos Motivação