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Melhoria do comportamento adaptativo numa criança com Síndrome de Williams, através de sistemas de crédito e reforço positivo
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Ruivo, Mónica Sofia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T14:04:24Z | |
dc.date.available | 2018-03-08T14:04:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este projeto surgiu da necessidade de promover a melhoria do comportamento adaptativo ao nível da autonomia, de uma criança de 7 anos com Síndrome de Williams e foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação-ação. Após a análise do desenvolvimento geral do comportamento adaptativo da criança, a mestranda propôs intervir ao nível da autonomia nas idas à casa de banho, na lavagem dos dentes e no vestir, despir e calçar. Para fomentar evoluções ao nível do comportamento adaptativo foram utilizadas essencialmente duas estratégias de mudança de comportamento: sistemas de crédito e reforço positivo, estas estratégias estavam presentes em todas as atividades propostas e realizadas pela criança. O processo de intervenção foi realizado pela mestranda, em parceria com a equipa educativa e a família. Deste modo a intervenção teve um grande acompanhamento e continuidade em todos os ambientes em que a criança se insere. As estratégias de intervenção utilizadas e a relação de parceria estabelecida com a equipa educativa e com a família permitiram melhorar a autonomia da criança, ao nível dos objetivos propostos: idas à casa de banho, lavagens de dentes, e vestir, despir e calçar. Este projeto mostrou-se bastante relevante para a aluna, pois além de melhorar o comportamento adaptativo tornou-se mais autónoma e independente, nas idas à casa de banho, lavagem dos dentes, vestir, despir e calçar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201857987 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21915 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Síndrome de Williams | pt_PT |
dc.subject | Comportamento Adaptativo | pt_PT |
dc.subject | Sistemas de Créditos | pt_PT |
dc.subject | Reforço Positivo | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Parental | pt_PT |
dc.title | Melhoria do comportamento adaptativo numa criança com Síndrome de Williams, através de sistemas de crédito e reforço positivo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |