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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto surgiu da necessidade de promover a melhoria do comportamento
adaptativo ao nível da autonomia, de uma criança de 7 anos com Síndrome de
Williams e foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação-ação. Após
a análise do desenvolvimento geral do comportamento adaptativo da criança, a
mestranda propôs intervir ao nível da autonomia nas idas à casa de banho, na
lavagem dos dentes e no vestir, despir e calçar.
Para fomentar evoluções ao nível do comportamento adaptativo foram utilizadas
essencialmente duas estratégias de mudança de comportamento: sistemas de crédito e
reforço positivo, estas estratégias estavam presentes em todas as atividades propostas
e realizadas pela criança.
O processo de intervenção foi realizado pela mestranda, em parceria com a equipa
educativa e a família. Deste modo a intervenção teve um grande acompanhamento e
continuidade em todos os ambientes em que a criança se insere.
As estratégias de intervenção utilizadas e a relação de parceria estabelecida com a
equipa educativa e com a família permitiram melhorar a autonomia da criança, ao
nível dos objetivos propostos: idas à casa de banho, lavagens de dentes, e vestir,
despir e calçar.
Este projeto mostrou-se bastante relevante para a aluna, pois além de melhorar o
comportamento adaptativo tornou-se mais autónoma e independente, nas idas à casa
de banho, lavagem dos dentes, vestir, despir e calçar.
Description
Keywords
Síndrome de Williams Comportamento Adaptativo Sistemas de Créditos Reforço Positivo Envolvimento Parental