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Desenvolvimento infantil
dc.contributor.advisor | Marçal, Maria Teresa | |
dc.contributor.author | Pereira, Patrícia Pires da Silva Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:22Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O presente relatório traduz o percurso formativo desenvolvido na aquisição e desenvolvimento de competências na área de especialização de saúde infantil e pediátrica. O tema que norteou o projeto refere-se à importância de uma prática de cuidados promotores do desenvolvimento e de que forma é que a documentação do processo de enfermagem, através do recurso a uma linguagem classificada (CIPE, versão 2) a subsidia. A visão sistémica da criança/família, conferida pela adoção do modelo teórico de Betty Neuman, que norteou o percurso de aprendizagem, ao longo dos vários ensinos clínicos, permitiu a identificação de stressores que podem comprometer o bem-estar do sistema, no que concerne ao desenvolvimento infantil, bem como de intervenções que o protegem, promovem e reconstituem. Estes conhecimentos, associados à pesquisa bibliográfica, foram fundamentais na elaboração de linhas orientadoras para a tomada de decisão do enfermeiro relativos ao Foco do Desenvolvimento Infantil. Aprofundar conhecimentos sobre o processo de enfermagem, enquanto metodologia de trabalho e sobre a importância da documentação em enfermagem, proporcionou o desenho do padrão de documentação relativo ao Foco de Atenção do Desenvolvimento Infantil. Foi utilizada uma metodologia reflexiva no sentido de fazer emanar das atividades realizadas a aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do enfermeiro especialista da saúde da criança e do jovem. Destas destacam-se as competências relativas à prestação de cuidados específicos à criança e ao jovem tendo em conta a sua fase de desenvolvimento, com todos os processos de cuidados a ele associados, à liderança e gestão de equipas e à formação de pares. Conclui-se uma fase do processo que acredito muito profícuo no garante da qualidade dos cuidados prestados, à criança e ao jovem. Almejo, no futuro, poder continuar a colaborar na implementação do Padrão documental referente ao Foco do Desenvolvimento Infantil. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201260131 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16219 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | |
dc.subject | Hospitalização | |
dc.subject | Processos de enfermagem | |
dc.subject | Cuidar | |
dc.subject | CIPE | |
dc.title | Desenvolvimento infantil | |
dc.title | os registos na importância do cuidar em enfermagem | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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