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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório traduz o percurso formativo desenvolvido na aquisição e desenvolvimento de competências na área de especialização de saúde infantil e pediátrica. O tema que norteou o projeto refere-se à importância de uma prática de cuidados promotores do desenvolvimento e de que forma é que a documentação do processo de enfermagem, através do recurso a uma linguagem classificada (CIPE, versão 2) a subsidia.
A visão sistémica da criança/família, conferida pela adoção do modelo teórico de Betty Neuman, que norteou o percurso de aprendizagem, ao longo dos vários ensinos clínicos, permitiu a identificação de stressores que podem comprometer o bem-estar do sistema, no que concerne ao desenvolvimento infantil, bem como de intervenções que o protegem, promovem e reconstituem. Estes conhecimentos, associados à pesquisa bibliográfica, foram fundamentais na elaboração de linhas orientadoras para a tomada de decisão do enfermeiro relativos ao Foco do Desenvolvimento Infantil. Aprofundar conhecimentos sobre o processo de enfermagem, enquanto metodologia de trabalho e sobre a importância da documentação em enfermagem, proporcionou o desenho do padrão de documentação relativo ao Foco de Atenção do Desenvolvimento Infantil.
Foi utilizada uma metodologia reflexiva no sentido de fazer emanar das atividades realizadas a aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do enfermeiro especialista da saúde da criança e do jovem. Destas destacam-se as competências relativas à prestação de cuidados específicos à criança e ao jovem tendo em conta a sua fase de desenvolvimento, com todos os processos de cuidados a ele associados, à liderança e gestão de equipas e à formação de pares.
Conclui-se uma fase do processo que acredito muito profícuo no garante da qualidade dos cuidados prestados, à criança e ao jovem. Almejo, no futuro, poder continuar a colaborar na implementação do Padrão documental referente ao Foco do Desenvolvimento Infantil.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Desenvolvimento infantil Hospitalização Processos de enfermagem Cuidar CIPE