Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Impacto do Processo de Bolonha no Ensino Superior Militar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COR Vela Bastos.pdf10.77 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em 19 de Junho de 1999, ao pertencer ao grupo dos vinte e nove países signatários da Declaração de Bolonha, Portugal comprometeu-se a participar na construção de um Espaço Europeu de Ensino Superior, mas o início do processo legislativo enquadrante só ocorre em 2005, não estando ainda terminado, à data do presente trabalho, o que poderá ter comprometido objectivos inicialmente traçados. O ensino superior público militar, como parte integrante do sistema de ensino superior nacional, só em Março de 2008 vê publicada a respectiva legislação de enquadramento, a qual não permite a concessão independente do grau de doutor pelo Instituto de Estudos Superiores Militares, Escola Naval, Academia Militar ou Academia da Força Aérea. A composição do Conselho do Ensino Superior Militar, permitindo uma predominância de elementos não militares, poderá configurar a existência de dificuldades na abordagem de temáticas eminentemente do fórum castrense. A excelente prestação patenteada, de uma forma geral, no desempenho de missões no exterior, por oficiais dos três Ramos, formados pela Escola Naval, Academia Militar ou Academia da Força Aérea, demonstra a qualidade do ensino ministrado naquelas instituições. A investigação e desenvolvimento na Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea, como área indissociável do ensino superior, necessita de ser reajustada, procurando-se uma maior ligação horizontal entre aquelas instituições e a Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, e entre aquelas e a comunidade científica nacional e internacional, podendo o Conselho do Ensino Superior Militar desempenhar um papel de supervisão e coordenação. A garantia de qualidade, nas suas vertentes de avaliação e acreditação, pode e deve de vir a ocorrer de forma integrada, na Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea, assegurando o Conselho do Ensino Superior Militar a necessária coordenação com a Agência de Avaliação e Acreditação. Configura-se, em síntese, uma “integração diferenciada”, no respeito pela especificidade e cultura de cada Ramo, como forma de se conseguirem sinergias no ensino superior público militar. Abstract: On June 19th. 1999 Portugal, along with 29 other countries, subscribed to ‘The Bologna Declaration’, committing itself to building the European Higher Education Area (EHEA), but the legislation process only started in 2005, and is still continuing, which might jeopardize the defined initial goals. Military higher education is part of the national university system. Only in March 2008 was it the target of specific legislation, which does not permit the concession of an independent PhD academic graduation by the Naval College, Military Academy or Air Force Military Academy. The composition of the Military Higher Education Council, allowing the predominance of non-military elements, might cause some difficulties when approaching military matters. In a general way, the excellent performance, in missions abroad, of the officers from the three branches of the Armed Forces, graduated from the Naval College, Military Academy or Air Force Military Academy, shows the quality of the education given there. Research and development in the Naval College, Military Academy or Air Force Military Academy, is an inseparable part of higher education, and need to be readjusted, establishing wider lateral connections between them and the National Armament Directorate, and also between them and the national and international scientific community. This job can be supervised and coordinated by the Military Higher Education Council. The evaluation process can, and must be performed in an integrated manner in the Naval College, Military Academy and Air Force Military Academy, this being assured by the Military Higher Education Council coordinating with the Evaluation and Accreditation Agency. In synthesis it seems that a “differential integration” is the answer for a synergetic military higher education system, respecting the specificities and culture of each branch of the Armed Forces.

Description

Keywords

Ensino Militar Bolonha Ramos Mobilidade Internacionalização Investigação e desenvolvimento Qualidade Avaliação e Acreditação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue