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Abstract(s)
A Logística Inversa tem vindo a ganhar terreno e força nos últimos anos nas esferas
científica, técnica e académica, com um duplo objectivo final: maximizar o retorno dos
produtos em final de ciclo de vida e minimizar ao máximo o impacto ambiental da
eliminação de tais produtos.
Esta perspectiva da logística contempla o processo de planificar, implementar e
controlar de uma forma eficiente o fluxo inverso de produtos e toda a informação
relacionada com os mesmos, desde o ponto de consumo até ao ponto de origem, com a
intenção de recuperar o seu valor e assegurar a sua correcta eliminação. Contudo, fica
provado que o mesmo é de aplicação limitada á realidade da Marinha.
Já no que diz respeito á Logística Verde, a mesma não implica uma alteração profunda a
nível dos procedimentos logísticos, propondo apenas a inclusão de conceitos
ambientais, como por exemplo, a reciclagem a selecção do melhor modo de transporte e
redução do consumo de energia de modo a minimizar os efeitos negativos do impacto
ambiental, esta abordagem logística é já uma realidade na Marinha, nomeadamente na
recolha, selecção e (tratamento) resíduos como as sucatas de metais, resíduos oleosos,
recolha de embalagens contaminadas como as de bicuda utilizado na preservação e
tratamento do combustível. Contudo existe ainda muito por onde evoluir pelo que urge
nesta área uma alteração a nível dos procedimentos de recolha de resíduos, consolidada
com a elaboração de normativo estruturante e condução de acções de formação e
sensibilização dos intervenientes em todos os níveis.
Do ponto de vista financeiro a Logística Inversa quando aplicada na sua plenitude
acarreta consigo custos adicionais,”... os custos da logística inversa, correspondem a
pelo menos quatro porcento dos custos logísticos totais...” (Rogers e Tibben-
Lembke,1998), maioritariamente ligados a gestão da cadeia de fluxo inverso. Mas os benefícios que advêm da sua aplicação de acordo com o mesmo autor são sempre
superiores aos custos adicionais.
Na logística Verde não são expectáveis benefícios directos, muito pelo contrário são de
prever custos associados ao processo de recolha, selecção e eliminação.
A aplicação do conceito de Logística Verde está, inequivocamente, relacionada com a
protecção do meio ambiente, e a sua aplicação pode ser voluntária ou em muitas
situações uma, inevitabilidade, de carácter obrigatório por força do cumprimento da
legislação ambiental.
Apesar de comportar custos sem retorno directo para a Marinha. Esta ao cumprir
escrupulosamente a legislação ambiental em vigor1, em tudo o que concerne a
operações de gestão de resíduos, operações de recolha, transporte, armazenagem,
triagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, garante a projecção de uma
sólida imagem de Organização com Responsabilidade Social. Abstract: Reverse logistics has been gaining ground and strength in recent years in scientific,
technical and academic, with a dual objective: to maximize the return of the products in
end of life cycle and minimize the environmental impact of disposing of such products.
This prospect of logistics covers the process of planning, implementing and controlling
efficiently the reverse flow of products and all the information related to the same, since
the point of consumption to the point of origin, with the intention to retrieve its value
and ensure its proper disposal. However, it is proved that the same is limited to the
reality of the Navy.
It concerns Logistics green, the same does not entail a thorough level of logistical
procedures, offering only the inclusion of environmental concepts, e.g. recycling the
selection of the best mode of transport and reducing energy consumption so as to
minimize the negative effects of environmental impact, this approach logistics is already
a reality in the Navy, notably in collecting, sorting and (treatment) residues as scrap
metal, oily wastes, collection of contaminated packaging such as biocides used in
preserving and processing fuel. However there is still ample evolve by calling this area
a change the level of procedures for the collection of residues, consolidated with
preparation of normative formative and conducting training and sensitization of actors
at all levels.
From a financial point of view Reverse logistics when applied in its fullness entailed
additional costs, "... reverse logistic costs correspond to at least four pct costs total
logistics ..." (Rogers and Tibben-,1998), mostly Lembke linked to chain management
reverse flow. But the benefits that arise from their application in accordance with the
same author are always higher than the extra costs.
In Green logistics are not no direct benefits, on the contrary are made for costs
associated with the process of collecting, sorting and disposal.
The application of the concept of Green Logistics is undoubtedly related to the
protection of the environment, and their application may be voluntary or in many
situations, inevitability, made mandatory by compliance with environmental legislation. Although comprise costs without return directly to the Navy. This strict environmental
legislation in force in all the operations of waste management, collection, transport,
storage, screening, treatment, recovery and disposal of waste, ensures the projection of a
solid image Organization with social responsibility.
Description
Keywords
Resíduo Reciclagem Recolha Resíduo Resíduo hospitalar Resíduo industrial Resíduo perigoso Resíduo urbano Reutilização Tratamento Selecção Valorização