Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.88 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução No contexto das ciências da saúde é necessária uma evolução constante em todas as competências profissionais e para que isto aconteça os profissionais têm que desenvolver uma série de características, como as capacidades de ensinar e aprender. O mentorado tem vindo a ser utilizado na formação em Fisioterapia de forma a melhorar o envolvimento dos alunos e a qualidade das experiências de aprendizagem. Existem várias formas de aplicar e desenvolver o mentorado, desde percursos mais dirigidos aos mais abertos e livres.
Objectivos
Comparar a satisfação dos alunos em relação a 3 estilos diferentes de aplicação do mentorado. Um dos estilos foi direcionado para a realização de tarefas específicas, o segundo foi direcionado para objectivos de aprendizagem específicos e o terceiro estilo foi livre, sem tarefas ou objetivos prédefinidos.
Amostra
O Mentorado foi desenvolvido entre os alunos do 2º (quem recebeu o mentorado) e 3º ano (mentores), sob a supervisão de dois professores. Todos os elementos envolvidos eram do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão no ano lectivo de 2016/2017.
Métodos: Durante um semestre os alunos do 2º ano organizaram-se em pequenos grupos e foi-lhes distribuído um grupo de mentores do 3º ano. Cada mentor tinha uma área determinada (cardiorrespiratória, neuromuscular ou musculo-esquelética) e um estilo específico de mentorado. O mentorado foi dado pelo menos 3 vezes durante este processo em cada umadas áreas. No final do semestre, foi usado um questionário on-line (com 17 itens) para perceber a satisfação dos
participantes no processo de mentorado e para comparar o grau de satisfação entre os estilos de mentorado.
Resultados:
Responderam ao questionário 49 alunos do 2º ano e47 alunos do 3º ano. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os grupos consideraram a experiência como sendo positiva. Ambos os grupos expressaram que o processo ajudou a consolidar os conhecimentos teóricos e técnicos.
Na comparação entre os estilos de mentorado, existem diferenças significativas na satisfação dos alunos favorecendo os estilos mais dirigidos (com orientação de um professor responsável da respectiva área) em comparação com o livre (sem orientação do professor), no que diz respeito à organização e implementação do processo de mentorado.
Discussão:
Os alunos ficaram, na generalidade, muito satisfeitos com esta metodologia de ensino e aprendizagem. Na perspectiva dos alunos o mentorado facilita a aprendizagem e o ganho de competências teóricas e técnicas.
De acordo com a percepção dos alunos parece ser fundamental para o processo de mentorato o acompanhamento e a organização didática de um professor responsável de forma a orientá-los adequadamente no processo de tutoria. Este estudo tem como principal limitação o facto deter utilizado um questionário não validado.
Conclusão: A promoção do mentorado na formação em Fisioterapia, orientado por um professor, pode facilitar a aquisição de competências transversais e específicas nos alunos.