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- Exercício e dieta na prevenção da diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes: revisão sistemáticaPublication . Rosado, Maria Da Lapa
- O uso de mapas conceptuais no ensino da neurologiaPublication . Santos, Hugo; Almeida, Patrícia
- Mentorado na formação em Fisioterapia 3 estilos de aplicaçãoPublication . Santos, Hugo; Alves Lopes, AntónioIntrodução No contexto das ciências da saúde é necessária uma evolução constante em todas as competências profissionais e para que isto aconteça os profissionais têm que desenvolver uma série de características, como as capacidades de ensinar e aprender. O mentorado tem vindo a ser utilizado na formação em Fisioterapia de forma a melhorar o envolvimento dos alunos e a qualidade das experiências de aprendizagem. Existem várias formas de aplicar e desenvolver o mentorado, desde percursos mais dirigidos aos mais abertos e livres. Objectivos Comparar a satisfação dos alunos em relação a 3 estilos diferentes de aplicação do mentorado. Um dos estilos foi direcionado para a realização de tarefas específicas, o segundo foi direcionado para objectivos de aprendizagem específicos e o terceiro estilo foi livre, sem tarefas ou objetivos prédefinidos. Amostra O Mentorado foi desenvolvido entre os alunos do 2º (quem recebeu o mentorado) e 3º ano (mentores), sob a supervisão de dois professores. Todos os elementos envolvidos eram do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão no ano lectivo de 2016/2017. Métodos: Durante um semestre os alunos do 2º ano organizaram-se em pequenos grupos e foi-lhes distribuído um grupo de mentores do 3º ano. Cada mentor tinha uma área determinada (cardiorrespiratória, neuromuscular ou musculo-esquelética) e um estilo específico de mentorado. O mentorado foi dado pelo menos 3 vezes durante este processo em cada umadas áreas. No final do semestre, foi usado um questionário on-line (com 17 itens) para perceber a satisfação dos participantes no processo de mentorado e para comparar o grau de satisfação entre os estilos de mentorado. Resultados: Responderam ao questionário 49 alunos do 2º ano e47 alunos do 3º ano. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os grupos consideraram a experiência como sendo positiva. Ambos os grupos expressaram que o processo ajudou a consolidar os conhecimentos teóricos e técnicos. Na comparação entre os estilos de mentorado, existem diferenças significativas na satisfação dos alunos favorecendo os estilos mais dirigidos (com orientação de um professor responsável da respectiva área) em comparação com o livre (sem orientação do professor), no que diz respeito à organização e implementação do processo de mentorado. Discussão: Os alunos ficaram, na generalidade, muito satisfeitos com esta metodologia de ensino e aprendizagem. Na perspectiva dos alunos o mentorado facilita a aprendizagem e o ganho de competências teóricas e técnicas. De acordo com a percepção dos alunos parece ser fundamental para o processo de mentorato o acompanhamento e a organização didática de um professor responsável de forma a orientá-los adequadamente no processo de tutoria. Este estudo tem como principal limitação o facto deter utilizado um questionário não validado. Conclusão: A promoção do mentorado na formação em Fisioterapia, orientado por um professor, pode facilitar a aquisição de competências transversais e específicas nos alunos.
- O uso da metodologia "flipped classroom" no ensino da fisiologiaPublication . Santos, Hugo
- Search for ZZ resonances in the 2$\ell$2$\nu$ final state in proton-proton collisions at 13 TeVPublication . CMS collaboration (2279 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search for heavy resonances decaying to a pair of Z bosons is performed using data collected with the CMS detector at the LHC. Events are selected by requiring two oppositely charged leptons (electrons or muons), consistent with the decay of a Z boson, and large missing transverse momentum, which is interpreted as arising from the decay of a second Z boson to two neutrinos. The analysis uses data from proton-proton collisions at a center-of-mass energy of 13 TeV, corresponding to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{-1}$. The hypothesis of a spin-2 bulk graviton (X) decaying to a pair of Z bosons is examined for 600 $\le m_\mathrm{X} \le$ 2500 GeV and upper limits at 95% confidence level are set on the product of the production cross section and branching fraction of X $\to$ ZZ ranging from 100 to 4 fb. For bulk graviton models characterized by a curvature scale parameter $\tilde{k} =$ 0.5 in the extra dimension, the region $m_\mathrm{X} < $ 800 GeV is excluded, providing the most stringent limit reported to date. Variations of the model considering the possibility of a wide resonance produced exclusively via gluon-gluon fusion or $\mathrm{q}\overline{\mathrm{q}}$ annihilation are also examined.