Repository logo
 
Publication

Contributos para a implementação do ensino a distância na modalidade b-learning no Instituto Universitário Militar

dc.contributor.authorBento, Eduardo Pedro Ramos
dc.contributor.authorSilva, Carlos Miguel Coelho Rosa Marques da
dc.contributor.authorAlmeida Júnior, Luís António de
dc.contributor.authorLima, Robson Daniel Ribeiro
dc.contributor.authorBorges, José Martins
dc.date.accessioned2020-11-24T14:12:53Z
dc.date.available2020-11-24T14:12:53Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente artigo pretende propor contributos, que possam auxiliar na implementação do ensino a distância na modalidade b-learning no Instituto Universitário Militar. Neste sentido, identifica-se como objeto de estudo, o ensino a distância na modalidade b-learning, em particular na procura de contributos para a sua implementação. A metodologia seguida está assente num raciocínio indutivo através de uma estratégia de investigação qualitativa consubstanciada num desenho de pesquisa comparativo ou multicaso (Brasil e Espanha), que assentam na interpretação de dados recolhidos por pesquisa documental clássica. O estudo realizado demonstra que o ensino a distância na modalidade b-learning pode ser implementado no Instituto Universitário Militar. De igual modo, a investigação conclui que a adoção dos contributos apresentados para a implementação do EaD, permitirá a modernização do ensino e aprendizagem, possibilitando deste modo, uma maior rentabilidade no que diz respeito aos recursos humanos, materiais e financeiros.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to propose measures to implement a b-learning long distance education model in the Military University Institute. The study focuses on the b-learning modality of the long distance education model, specifically addressing the measures that must be taken to implement it. The methodology uses inductive reasoning, a qualitative research strategy and a comparative or multicase research design to analyse the models used in Brazil and Spain, based on data collected through a conventional literature review. The study revealed that the b-learning model can be implemented in the Military University Institute. Similarly, it was concluded that adopting the proposed measures to implement DE will modernise the teaching and learning process, thus increasing profitability in terms of human, material and financial resources.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34142
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectB-learningpt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectTutorialpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectCertificação e benchmarkingpt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectCertification and benchmarkingpt_PT
dc.titleContributos para a implementação do ensino a distância na modalidade b-learning no Instituto Universitário Militarpt_PT
dc.title.alternativeContributions for the implementation of b-learning long distance education model in the Military University Institutept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista de Ciências Militarespt_PT
oaire.citation.volumeVol. 7, n.º 2 (nov. 2019)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Contributos para a implementação... (por)_Eduardo Bento et al.pdf
Size:
581.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Measures to Implemente a B-learning .. (ing)_Eduardo Bento et al.pdf
Size:
545.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format