Publication
Perspectivas conceptuais da educação para a cidadania
dc.contributor.author | Henriques, Mendo Castro | |
dc.date.accessioned | 2011-10-17T14:45:00Z | |
dc.date.available | 2011-10-17T14:45:00Z | |
dc.date.issued | 2000 | |
dc.description.abstract | O artigo aborda a importância da educação para a cidadania numa sociedade pluralista, democrática e em mudança cujo sistema educativo não responde eficazmente à crise de valores da juventude. O autor começa por definir o conceito de cidadania na sua acepção tradicional ligado à nacionalidade, abordando-o posteriormente na perspectiva mais alargada da cidadania económica, política e social demonstrando que a educação para a cidadania deve desenvolver valores, crenças e práticas sociais sem se desligar da formação ética e da formação cívica, na medida em que valores morais são responsáveis pela manifestação de comportamentos cívicos, que se devem traduzir em actos responsáveis, indispensáveis a uma sociedade cada vez mais ameaçada por perturbações latentes. O artigo dá uma perspectiva do percurso da educação nacional e da educação cívica, desde as revoluções liberais até à instauração da democracia, abordando a questão da educação nacional na relação com a educação europeia | por |
dc.identifier.issn | 0870-757X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/1440 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto da Defesa Nacional | por |
dc.relation.ispartofseries | 2ª Série;Nº 93 (Primavera 2000) | |
dc.relation.publisherversion | https://www.idn.gov.pt/pt/publicacoes/nacao/Documents/NeD093/NeD93.pdf | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Europa | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Perspectivas conceptuais da educação para a cidadania | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | Nação e Defesa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |