Publication
A influĂȘncia do meio social na aprendizagem da escrita
dc.contributor.advisor | CustĂłdio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.author | PĂłvoa, Aida Estrela da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T14:14:57Z | |
dc.date.available | 2016-02-04T14:14:57Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A capacidade de produzir textos escritos constitui, hoje, uma exigĂȘncia generalizada da vida em sociedade. NĂŁo se pede apenas a alguns a tarefa de produção textual; pelo contrĂĄrio, a sociedade actual reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, mas segundo um leque alargado de gĂ©neros. A LĂngua Portuguesa, como se pode depreender, Ă© uma disciplina especĂfica e ao mesmo tempo transversal. O domĂnio da escrita Ă© uma conquista de alcance notĂĄvel e imprescindĂvel para o desenvolvimento pessoal e social de todos os indivĂduos, e Ă© sobre este domĂnio que incidirĂĄ o nosso estudo. Neste trabalho, tentou-se analisar a razĂŁo de algumas crianças falharem na aprendizagem inicial da escrita e a forma como o meio social poderĂĄ ter influĂȘncia nesse processo. Este estudo envolveu treze crianças do 1.Âș ciclo, sendo que quatro crianças pertenciam a um meio sociocultural mĂ©dio e nove pertenciam a um meio sociocultural baixo. Analisados os inquĂ©ritos feitos aos pais, os questionĂĄrios realizados Ă s crianças e interpretados alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano, procurou-se confirmar se o meio sociocultural envolvente tinha uma relação directa com a aprendizagem da escrita. Procurou-se, tambĂ©m, chamar a atenção para a forma como a escola deve ajudar estas crianças, de modo a nĂŁo ficarem com lacunas de aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias da Escrita | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Escrita | pt_PT |
dc.subject | Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_PT |
dc.title | A influĂȘncia do meio social na aprendizagem da escrita | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso no Agrupamento de Escolas MarquĂȘs de Marialva, Cantanhede | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |