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Abstract(s)
A capacidade de produzir textos escritos constitui, hoje, uma exigĂȘncia generalizada da vida em sociedade. NĂŁo se pede apenas a alguns a tarefa de produção textual; pelo contrĂĄrio, a sociedade actual reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, mas segundo um leque alargado de gĂ©neros. A LĂngua Portuguesa, como se pode depreender, Ă© uma disciplina especĂfica e ao mesmo tempo transversal. O domĂnio da escrita Ă© uma conquista de alcance notĂĄvel e imprescindĂvel para o desenvolvimento pessoal e social de todos os indivĂduos, e Ă© sobre este domĂnio que incidirĂĄ o nosso estudo. Neste trabalho, tentou-se analisar a razĂŁo de algumas crianças falharem na aprendizagem inicial da escrita e a forma como o meio social poderĂĄ ter influĂȘncia nesse processo. Este estudo envolveu treze crianças do 1.Âș ciclo, sendo que quatro crianças
pertenciam a um meio sociocultural médio e nove pertenciam a um meio sociocultural baixo.
Analisados os inquéritos feitos aos pais, os questionårios realizados às crianças e interpretados alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano, procurou-se confirmar se o meio sociocultural envolvente tinha uma relação directa com a aprendizagem da escrita. Procurou-se, também, chamar a atenção para a forma como a escola deve ajudar estas crianças, de modo a não ficarem com lacunas de aprendizagem.
Description
Keywords
CompetĂȘncias da Escrita Ensino da Escrita Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo Desenvolvimento da Linguagem