Repository logo
 
Publication

Articulação curricular entre Português e Matemática: uma experiência numa turma do 3.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorVeiga, Mariana
dc.contributor.advisorMendes, Maria de Fátima
dc.contributor.authorMalacuto, Daniela Tomaz
dc.date.accessioned2025-02-03T12:34:17Z
dc.date.available2025-02-03T12:34:17Z
dc.date.issued2024-06
dc.description.abstractO presente relatório documenta um estudo realizado no âmbito de uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da Unidade Curricular de Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos. A investigação centrou-se na articulação curricular entre Português e Matemática, explorando como tarefas integradoras, baseadas em literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento de competências de escrita e resolução de problemas. Para tal, foi implementada uma sequência didática estruturada em torno de um livro de literatura infantil, com atividades que articularam as duas áreas curriculares. A intervenção pedagógica baseou-se num álbum ilustrado, articulando, entre outros, géneros textuais (notícia) e conteúdos matemáticos (grandezas monetárias e cálculo com números decimais) em tarefas contextualizadas sobre educação financeira. O projeto foi desenvolvido ao longo de várias sessões através de um guião de leitura, com atividades estruturadas em pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os resultados demonstram progressos significativos dos alunos, tanto na escrita de textos informativos como na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os alunos evidenciaram ainda uma maior consciência crítica sobre Educação Financeira, nomeadamente no planeamento de compras e na análise de promoções. Conclui-se que a articulação entre Português e Matemática, mediada por literatura infantil, promoveu aprendizagens significativas e transversais. Este estudo reafirma a importância de práticas pedagógicas interdisciplinares que integrem áreas curriculares, enriquecendo o processo educativo e formando alunos mais autónomos e críticos.pt_PT
dc.description.abstractThis report documents a study conducted as part of a pedagogical intervention in a 3rd-grade class of Primary Education, within the scope of the Internship Course Unit. The research focused on the curricular articulation between Portuguese and Mathematics, exploring how integrative tasks based on children's literature contribute to the development of writing skills and problem-solving abilities. To this end, a didactic sequence was implemented, structured around a picture book, with activities that connected the two curricular areas. The pedagogical intervention relied on the picture book as a central resource, integrating textual genres (news) and mathematical content (monetary values and decimal calculations) into contextualized tasks on financial literacy. The project was carried out over several sessions using a reading guide, with activities organized into pre-reading, reading, and post-reading stages. The results demonstrate significant progress among students, both in writing informational texts and solving contextualized mathematical problems. Students also showed increased critical awareness of financial literacy, particularly in shopping planning and analyzing promotions. It is concluded that the articulation between Portuguese and Mathematics, mediated by children's literature, promoted meaningful and transversal learning. This study reinforces the importance of interdisciplinary pedagogical practices that integrate curricular areas, enriching the educational process and fostering more autonomous and critical studentspt_PT
dc.identifier.tid203788761pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54155
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectCurricular articulationpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectFinancial Literacypt_PT
dc.subjectDidactic sequencept_PT
dc.titleArticulação curricular entre Português e Matemática: uma experiência numa turma do 3.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameo Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioDanielaMalacuto.pdf
Size:
16.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: