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Authors
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Abstract(s)
Uma marca permite conhecer “um pouco melhor a história de lugares
que hoje são nossos, mas que já foram de muitos outros que nos antecederam e
também dos que contribuíram para que nós hoje ainda os possamos usufruir.”
(Teresa Aparício, A. 2013) A presente proposta teve por intenção realizar estudos
académicos na área da identidade corporativa e realizar um projeto de
identidade visual para o município de Abrantes.
As cidades cada vez mais recorrem ao design de comunicação para
construção de uma identidade gráfica que lhes dê reconhecimento, notoriedade
e diferenciação. Esta necessidade torna-se ainda mais premente num mundo
cada vez mais global e fluído em que as viagens e as trocas comerciais potenciam
contatos. A captação de investimento e turismo para as regiões requer
estratégias de comunicação baseadas em marcas e submarcas que as representem
enquadradas, em contextos específicos das regiões, nos âmbitos económico,
cultural e social. Estas transformações solicitam novos instrumentos
de análise e novas abordagens, emergindo o branding de cidades ou regiões,
como estratégia de construção de uma identidade geográfica consubstanciada
em marcas e logótipos.
A abordagem projetual definida teve como pressupostos a preservação
de alguns dos elementos constituintes da heráldica existente, de modo, a
estabelecer uma identidade gráfica transversal a todas as freguesias, evitando
ruturas com a linguagem e identificação da comunicação já estabelecida com a
comunidade local. A nova identidade gráfica pretende unificar a caracterização
gráfica do concelho e preservar elementos de identidade que permanecem nas
regiões e nos seus símbolos.
Description
Keywords
Design Branding Identidade Corporativa Marca Gráfica Município Abrantes