Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tendências e insights para o retalho de moda de luxo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A investigação tem como principal finalidade compreender e estudar tendências emergentes e insights relevantes com impacto no futuro do retalho de moda de luxo. A metodologia adotada para a presente pesquisa académica é de cariz totalmente qualitativo, onde se recorreu a técnicas de recolha de dados como entrevistas a experts da indústria do luxo e da inovação, como também a uma análise documental rigorosa e observação de tendências e comportamentos futuros. As entrevistas foram realizadas a doze profissionais de renome internacional sendo que, foram partilhados guiões de entrevistas consoante os diferentes objetivos da investigação de forma a que, se formasse um painel tendo em consideração as respetivas dimensões do estudo. A análise documental e observação de tendências teve como inspiração diversas plataformas de conteúdo, desde trend reports exclusivos, videocasts, newsletters, artigos e insights valiosos. Relativamente aos resultados e principais conclusões, o estudo académico demonstrou que, uma nova geração de retalho se aproxima e que no futuro muita coisa vai mudar. Desde virtual influencers, retalho aplicado a universos de gaming e mundos virtuais, moda 3D, crescente desejo por personalização e experiência entre muitas outras mudanças, compreendeu-se que, o livro do retalho de moda de luxo está, neste momento, mais do que nunca, a ultrapassar uma transformação radical. Por fim, como principais recomendações, a investigadora aconselha os profissionais de retalho, especialmente de moda de luxo, a repensar no conceito de retalho e que compreendam que no futuro, o online e offline, serão apenas um só. Dessa forma, o que antes era associado à compra e venda de algo, agora, é uma ferramenta muito mais poderosa e complexa, devendo ser reconhecida como um mecanismo de marketing com o objetivo de oferecer experiências exclusivas, momentos únicos e algo muito maior e mais impactante do que apenas consumo.

Description

Keywords

Retalho Moda de Luxo Novo Luxo Comportamento do Consumidor Inovações Digitais Tecnologia Tendências Futuro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License