Publication
Na teia dos sentidos: A intuição e a intencionalidade de pais e educadores na transmissão dos contos populares
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, Joana | |
dc.contributor.author | Cardoso, Magda | |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T19:06:00Z | |
dc.date.available | 2016-06-03T19:06:00Z | |
dc.date.issued | 2013-07-16 | |
dc.description.abstract | Este relatório final teve como ponto de partida o trabalho desenvolvido ao longo do estágio da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionado e, foi realizado com um total de quinze crianças na valência de creche, numa IPSS - instituição de solidariedade social, visando a concretização do grau de mestre em educação préescolar. Teve como objetivo, perceber de que modo os sentires intuitivos e intencionais na transmissão dos contos populares são influencia nas relações afetivas das crianças entre os dois e os três anos de idade. Como forma de obtenção desses dados, foi necessário recorrer a uma abordagem qualitativa e interpretativa, permitindo assim, que o investigador tivesse uma visão mais alargada das respostas que foi obtendo. No processo de recolha de dados, privilegiou-se os saberes de pais e educadores como adultos de referência para as crianças, bem como registos realizados com as crianças observadas, e ainda, observação de documentos institucionais que permitiu um conhecimento mais alargado do grupo e do contexto pedagógico onde se inserem. A análise dos dados evidenciou que os educadores, dão maior importância à intencionalidade na transmissão dos contos populares e pouca atenção à intuição. Já os pais, pelo contrário, fazem essa transmissão de uma forma intuitiva e pouco intencional. Foi verificado também que os contos são uma ferramenta preciosa nas relações afetivas que a criança estabelece com os adultos e com os pares. Os contos populares assumem também o papel de facilitadores da aprendizagem e auxiliadores no desenvolvimento da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201175592 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13900 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Literatura Tradicional; | pt_PT |
dc.subject | Contos Tradicionais | pt_PT |
dc.subject | Papel dos Pais | pt_PT |
dc.subject | Papel dos Educadores | pt_PT |
dc.subject | Intencionalidade | pt_PT |
dc.title | Na teia dos sentidos: A intuição e a intencionalidade de pais e educadores na transmissão dos contos populares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa |