Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-16"
Now showing 1 - 10 of 68
Results Per Page
Sort Options
- Clima de segurança na Região Operacional Sul – REFER, E.P.E: avaliação do clima de segurança nos centros de manutenção de Setúbal e TunesPublication . Rosa, Francisco António Martins; Pereira, OdetePretende-se com este trabalho dar um contributo para a compreensão dos processos relacionados com a Avaliação do Clima de Segurança na Região Operacional Sul, (REFER), mais propriamente, nos Centros de Manutenção de Setúbal e Tunes. Este trabalho apresenta os resultados de um questionário com 13 Subescalas aplicados aos trabalhadores. A estrutura do inquérito foi concebida considerando as características ocupacionais dos trabalhadores, relativamente às subescalas de Segurança Física - Administração; Chefia Directa; Colegas; Responsabilidades; Pressão de Trabalho; EPI´s; Comunicação para a Segurança; Acidentes e Incidentes; Formação para Segurança; Regras e Procedimentos e Aprendizagem da Organização e às subescalas de Segurança Psicossociais que se caracterizam pelo Assédio Moral e Stress Ocupacional. Complementarmente analisou-se a influência de diversas variáveis sócio-demográficas e organizacionais sobre o resultado das referidas subescalas. Por fim, e com base nas necessidades de melhoria identificadas, sugerimos algumas medidas, no sentido de colmatar essas falhas e promover um Clima de Segurança mais forte e positivo.
- Na teia dos sentidos: A intuição e a intencionalidade de pais e educadores na transmissão dos contos popularesPublication . Cardoso, Magda; Almeida, JoanaEste relatório final teve como ponto de partida o trabalho desenvolvido ao longo do estágio da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionado e, foi realizado com um total de quinze crianças na valência de creche, numa IPSS - instituição de solidariedade social, visando a concretização do grau de mestre em educação préescolar. Teve como objetivo, perceber de que modo os sentires intuitivos e intencionais na transmissão dos contos populares são influencia nas relações afetivas das crianças entre os dois e os três anos de idade. Como forma de obtenção desses dados, foi necessário recorrer a uma abordagem qualitativa e interpretativa, permitindo assim, que o investigador tivesse uma visão mais alargada das respostas que foi obtendo. No processo de recolha de dados, privilegiou-se os saberes de pais e educadores como adultos de referência para as crianças, bem como registos realizados com as crianças observadas, e ainda, observação de documentos institucionais que permitiu um conhecimento mais alargado do grupo e do contexto pedagógico onde se inserem. A análise dos dados evidenciou que os educadores, dão maior importância à intencionalidade na transmissão dos contos populares e pouca atenção à intuição. Já os pais, pelo contrário, fazem essa transmissão de uma forma intuitiva e pouco intencional. Foi verificado também que os contos são uma ferramenta preciosa nas relações afetivas que a criança estabelece com os adultos e com os pares. Os contos populares assumem também o papel de facilitadores da aprendizagem e auxiliadores no desenvolvimento da criança.
- Metodologia de trabalho de projeto: visão e participaçãoPublication . Freitas, Eliana; Lacerda, MariaUma metodologia de trabalho de projeto prima pelas pedagogias dinâmicas, fomentadas pela criatividade e baseadas nas necessidades da criança. Surge por intermédio das mesmas, com o intuito de enriquecer as práticas no jardim-de-infância e oferecer ao grupo de crianças, experiências que proporcionem aprendizagens significativas (Vasconcelos (org), Rocha, Loureiro, Castro, Menau, Sousa, Hortas, Ramos, Ferreira, Melo, Rodrigues, Mil-Homens, Rosado e Alves, 2012). O enriquecimento existe quando observamos interação escola/família, tornando-se o desenvolvimento das próprias crianças mais coerente, na medida em que compreende os quatro pilares da educação. Relembrando Delors (1996): (i) aprender a fazer, (ii) aprender a conhecer, (iii) aprender a viver com os outros e (iv) aprender a ser. O presente estudo pretende abordar qual o impacto da metodologia de trabalho de projeto em contexto de jardim-de-infância, dando a conhecer o impacto desta nos comportamentos das crianças, passando pela perceção dos pais relativamente às mesmas. Optou-se por um estudo de carácter qualitativo, recorrendo para isso, à voz de duas educadoras, à opinião dos pais e à observação dos comportamentos das crianças. Os dados recolhidos, evidenciam-nos que a metodologia de trabalho de projeto beneficia não só o dia-a-dia das crianças inseridas num jardim-deinfância, como desencadeia um conjunto de comportamentos, através dos quais, conseguimos entender quão primordial pode tornar-se para o desenvolvimento das mesmas. Este estudo sugere a avaliação pormenorizada de vários projetos, desenvolvidos por diferentes educadoras, em diferentes contextos.
- A importância das práticas no desenvolvimento da literacia emergentePublication . Santos, Cláudia; Matta, RitaA investigação tem demonstrado que as crianças, informalmente, atribuem valor e significado à escrita. Desta forma, quanto mais precoce for o contacto e o envolvimento da criança com o código escrito, maior será o seu desenvolvimento (Martins, 2007). Assim sendo, o jardim-de-infância deverá ser organizado num ambiente promotor de aprendizagens, por forma a possibilitar à criança o contacto com o código escrito (Mata, 2008). Tendo por base tal premissa, este estudo pretende conhecer, compreender e identificar as práticas na promoção da Literacia Emergente em contexto de jardim-de-infância, caraterizando as conceções e a funcionalidade da leitura e da escrita. Tendo-se procedido a um conjunto de atividades neste âmbito numa sala de 5 anos, para verificar qual o desenvolvimento das crianças a esse nível. O estudo é de carácter qualitativo e interpretativo sendo que para a recolha de dados recorreu-se à entrevista, observação e análise de documentos. Estes surgem em diversos suportes, sendo que são produzidos pelas crianças e recolhidos pela estagiária. A apresentação dos dados surge tripartida. Primeiramente, apresentam-se as estratégias utilizadas pela educadora, seguidamente as atividades pensadas em conjunto com a educadora e a estagiária e finalmente os dados produzidos pelas crianças, quer de forma induzida pela estagiária, quer de forma espontânea. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que a educadora tem práticas conducentes ao desenvolvimento da Literacia Emergente, sendo que as crianças revelaram comportamentos ao nível da conceptualização e funcionalidade da escrita. O envolvimento precoce e sistemático que as crianças do estudo possuem com o código escrito, permite-lhes estabelecer hipóteses sobre a combinação e distribuição de letras para que as possam ler (Martins & Niza, 1998; Batista, Viana & Barbeiro, 2011). As crianças revelaram ainda conhecimentos acerca da funcionalidade da escrita em diferentes contextos, bem como a apropriação de regras gramaticais próximas das regras do código escrito (Cunha & Cintra, 2005). O presente estudo sugere estudos mais abrangentes a outras populações, bem como a outras educadoras com diferentes opções educativas com o intuito de melhorar as práticas no âmbito da Literacia Emergente, e consequentemente o desempenho das crianças a este nível.
- Audição e Comportamento Expressivo na Creche: Música e Expressão PlásticaPublication . Nunes, Filipa; Corte-Real, MariaO presente relatório científico assenta no paradigma da investigação qualitativa, tendo o investigador uma observação participante, descrevendo objetivamente o contexto em que está inserido, colocando a sua interpretação do que observa. Neste processo, o investigador recolhe os dados fazendo descrições rigorosas e detalhadas do que está a observar, tendo em conta o contexto onde está inserido, através de notas de campo. Pretende esclarecer o que observa, dando-lhe o seu próprio sentido das situações que visualiza. Este processo leva o investigador a desenvolver uma prática reflexiva, questionando a realidade onde está inserido. Neste sentido, este estudo aborda uma problemática: “Como caracterizar mais-valias na ligação entre a audição musical e expressão plástica no exercício pedagógico com crianças entre os 12 e os 24 meses”, possibilitando a compreensão da influência que a música tem sobre a criança quando estas desenvolvem atividades de expressão plástica. Propomos um estudo que dê resposta à questão emergente, analisando a análise e recolha de dados, traduzidos nas questões orientadoras. Estes aspetos ajudam-nos a compreender como o educador pode ajudar a criança a usufruir de forma livre e espontânea destas duas expressões aliadas uma com a outra. A importância deste estudo assenta na preocupação que o educador deve manifestar no desenvolvimento da criança, promovendo aprendizagens prazerosas, autoconfiança e autonomia. Relativamente ao valor deste tipo de exploração, penso que todas as experiências que se puder proporcionar à criança desta faixa etária são mais-valias, desde que lhes seja atribuída uma intencionalidade. Estes primeiros anos de vida são essências para o seu desenvolvimento, tendo o adulto um papel fundamental. No que diz respeito à expressão plástica, os cuidados do educador devem ser sempre o de não procurar a estética do que a criança realiza, pois não é isso que vai ajudar a criança no seu desenvolvimento, mas sim a apreciação do conteúdo emocional que aquela criação apresenta. Este estudo é baseado em referências teóricas como Santos (2009), Sousa (2003), Gordon (2008) e Amado (1999), entre outros, que abordam aprendizagens musicais em creche, a importância da via emocional nas expressões e a educação pela arte.
- Em busca da vida vivida. O conto como (re) construtor de memórias: do educador de Infância e da criança do 2/3 anosPublication . Coelho, Rute; Almeida, JoanaO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, - PES- tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de creche inserido no meio rural, com um grupo de crianças de 2 e 3 anos de idade. O corpus aqui apresentado, a pretexto de demonstrar a importância da reconstrução da memória do educador apresenta respostas claras a estas e outras questões que se foram colocando ao longo do relatório. A memória levanta questões teóricas e epistemológicas particulares. Num mundo tão breve como aquele em que vivemos, são as nossas memórias, usos e costumes, o que legamos para as gerações vindouras. A identidade de uma sociedade constrói-se no reconhecimento de pertença, recorrendo a um passado distante. É através da história da nossa existência, da nossa vida e das gerações anteriores que se estabelecem as linhas guia entre presente e passado. Desta forma, afigura-se como primeira virtude dos contos populares a de fazer reavivar na memória da criança uma cultura esquecida e perdida. A pertinência deste relatório é o de mostrar que a salvaguarda da memória de um povo e por conseguinte dos contos populares está ligada á escola, á criança, ao educador, pois este é (ou devia ser) o guardião de tempos idos
- As Interações Sociais e a Autoestima no Pré-EscolarPublication . Frade, Carina; Lacerda, MariaO presente estudo, de natureza qualitativa, correspondeu à nossa pretensão de descrever e interpretar as interações sociais existentes em doze crianças de um grupo do préescolar e a perceção que essas crianças têm sobre o self. Conhecemos a perspetiva da educadora, sobre o favorecimento de situações promotoras do autoconceito e da autoestima em contexto de pré-escolar. Esta investigação baseou-se em dados empíricos recolhidos através de medidas sociométricas, aplicação da escala pictográfica de perceção de competência e aceitação social para crianças, de Harter e Pike (1980), observação em contexto de sala de aula e na entrevista semiestruturada à educadora responsável de sala. Seguimos, portanto, uma linha metodológica que adotou como estratégia geral o paradigma interpretativo junto de um grupo específico. Da análise dos dados foi possível verificar que as crianças com mais escolhas atribuídas pelos pares evidenciaram uma autoestima mais elevada, as crianças com menos escolhas atribuídas pelos pares evidenciaram uma autoestima mais baixa, com exceção de duas crianças, que nas observações efetuadas interagiram com várias crianças do grupo em diversas situações. Em termos gerais, no desenvolvimento humano existe uma grande variedade de fatores (de ordem social, familiar, pessoal, e escolar) que devem ser vistos de uma forma sistémica e interdependente, no entanto estes dados foram relevantes para as estratégias a utilizar em situações futuras, também destacaram algumas medidas preventivas a implementar no contexto de sala e no contexto institucional. Apesar da existência de investigações focalizadas no autoconceito e na autoestima no pré-escolar, ainda há, algum desconhecimento sobre o seu potencial e como é favorecido nas áreas de atividades, nas salas de educação pré-escolar. Espera-se que esta investigação contribua para uma reflexão sobre as potencialidades das interações sociais, do autoconceito e da autoestima no desenvolvimento da criança, colaborando para a prática profissional dos educadores de infância, abrindo janelas de oportunidade às interações sociais na dimensão pedagógica e à importância que lhes é devida. Na perspetiva de Formosinho (2002) o “desenvolvimento profissional é uma caminhada que envolve crescer, ser, sentir, agir. Envolve crescimento, como o da criança, requer empenho, com a criança, sustenta-se na integração do conhecimento e da paixão” (p. 49).
- Tentar compreender os conteúdos matemáticos que emergem na criança dos 12 aos 24 meses de idade face à exploração do espaço e materiais constituintes do seu quotidiano e a valorização que os agentes educativos promovem dos mesmos.Publication . Coelho, Dina; Ribeiro, MariaEste relatório final teve por base o trabalho desenvolvido ao longo do estágio da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa instituição privada de solidariedade social (IPSS), tendo como finalidade a consecução do grau de mestre em educação pré-escolar. Teve como objetivo entender as atividades do dia-a-dia das crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses, que são promotoras do desenvolvimento de competências matemáticas e também a importância que os educadores lhes atribuem. De forma a obter estes dados, foi necessário recorrer a uma abordagem qualitativa e interpretativa, que permitiu uma visão mais abrangente das respostas obtidas. Valorizou-se o processo de obtenção de dados, investindo tanto nas opiniões dos educadores a quem se aplicou o estudo, como nos registos efetuados com as crianças observadas e respetivos documentos institucionais que nos permitiram um conhecimento mais lato do grupo de crianças e do contexto pedagógico em que estavam inseridas. A análise de dados evidenciou que os educadores recorrem a um determinado conjunto de atividades para promover a aquisição desses conteúdos, e que uma parte dessas atividades recorre ao uso de materiais pedagógicos em vez das situações pertencentes ao quotidiano da criança. Revelou também uma certa disparidade na escolha das atividades por parte dos educadores: uns selecionaram todas as atividades como promotoras e outros apenas duas atividades. A consciencialização da importância de utilizar as atividades do quotidiano da criança como promotoras do seu próprio desenvolvimento, uma vez que esta aprende fazendo e através das suas vivências, é o cerne deste estudo.
- Searches for supersymmetry with the ATLAS detector using final states with two leptons and missing transverse momentum in $\sqrt{s}=7$ TeV proton-proton collisionsPublication . ATLAS collaboration (3015 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amaral, Pedro; Anjos, Nuno; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Soares, Mara; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutResults of three searches are presented for the production of supersymmetric particles decaying into final states with missing transverse momentum and exactly two isolated leptons, e or mu. The analysis uses a data sample collected during the first half of 2011 that corresponds to a total integrated luminosity of 1 fb^-1 of sqrt{s} = 7 TeV proton-proton collisions recorded with the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. Opposite-sign and same-sign dilepton events are separately studied, with no deviations from the Standard Model expectation observed. Additionally, in opposite- sign events, a search is made for an excess of same-flavour over different-flavour lepton pairs. Effective production cross sections in excess of 9.9 fb for opposite-sign events containing supersymmetric particles with missing transverse momentum greater than 250 GeV are excluded at 95% CL. For same-sign events containing supersymmetric particles with missing transverse momentum greater than 100 GeV, effective production cross sections in excess of 14.8 fb are excluded at 95% CL. The latter limit is interpreted in a simplified weak gaugino production model excluding chargino masses up to 200 GeV.
- Search for FCNC single top-quark production at $\sqrt{s}=7$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (3035 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amaral, Pedro; Anjos, Nuno; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Soares, Mara; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutResults on the search for flavor-changing neutral-current single top-quark production are reported. Data collected with the ATLAS detector at a center-of-mass energy of sqrt(s) = 7 TeV and corresponding to an integrated luminosity of 2.05 fb^-1 are used. Candidate events with a leptonic top-quark decay signature are classified into signal- and background-like events using a neural network. No signal is observed in the output distribution and a Bayesian upper limit on the production cross-section is placed. The observed 95% C.L. upper limit on the cross-section multiplied by the t -> Wb branching fraction is measured to be sigma(qg -> t) x B(t -> Wb) < 3.9 pb. This upper limit can be converted into an upper limit of the coupling strength k_ugt/Lambda < 6.9 x 10^-3 TeV^-1 and k_cgt/Lambda < 1.6 x 10^-2 TeV^-1 and on the branching fractions B(t -> ug) < 5.7 x 10^-5 and B(t -> cg) < 2.7 x 10^-4.