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Em busca da vida vivida. O conto como (re) construtor de memórias: do educador de Infância e da criança do 2/3 anos

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Abstract(s)

O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, - PES- tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de creche inserido no meio rural, com um grupo de crianças de 2 e 3 anos de idade. O corpus aqui apresentado, a pretexto de demonstrar a importância da reconstrução da memória do educador apresenta respostas claras a estas e outras questões que se foram colocando ao longo do relatório. A memória levanta questões teóricas e epistemológicas particulares. Num mundo tão breve como aquele em que vivemos, são as nossas memórias, usos e costumes, o que legamos para as gerações vindouras. A identidade de uma sociedade constrói-se no reconhecimento de pertença, recorrendo a um passado distante. É através da história da nossa existência, da nossa vida e das gerações anteriores que se estabelecem as linhas guia entre presente e passado. Desta forma, afigura-se como primeira virtude dos contos populares a de fazer reavivar na memória da criança uma cultura esquecida e perdida. A pertinência deste relatório é o de mostrar que a salvaguarda da memória de um povo e por conseguinte dos contos populares está ligada á escola, á criança, ao educador, pois este é (ou devia ser) o guardião de tempos idos

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Educação Pré-Escolar Papel do Educador Cultura Popular Memória Popular Contos Populares

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