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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de
prática de ensino supervisionada, - PES- tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre
em educação pré-escolar. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num
contexto de creche inserido no meio rural, com um grupo de crianças de 2 e 3 anos de idade.
O corpus aqui apresentado, a pretexto de demonstrar a importância da reconstrução da
memória do educador apresenta respostas claras a estas e outras questões que se foram
colocando ao longo do relatório.
A memória levanta questões teóricas e epistemológicas particulares. Num mundo tão
breve como aquele em que vivemos, são as nossas memórias, usos e costumes, o que legamos
para as gerações vindouras.
A identidade de uma sociedade constrói-se no reconhecimento de pertença,
recorrendo a um passado distante. É através da história da nossa existência, da nossa vida e
das gerações anteriores que se estabelecem as linhas guia entre presente e passado.
Desta forma, afigura-se como primeira virtude dos contos populares a de fazer
reavivar na memória da criança uma cultura esquecida e perdida.
A pertinência deste relatório é o de mostrar que a salvaguarda da memória de um
povo e por conseguinte dos contos populares está ligada á escola, á criança, ao educador, pois
este é (ou devia ser) o guardião de tempos idos
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Papel do Educador Cultura Popular Memória Popular Contos Populares