Repository logo
 
Publication

Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: o gosto pela leitura e pela escrita melhora os comportamentos sociais dos alunos

dc.contributor.advisorSantos, Fátima
dc.contributor.authorDimas, Joana Rita dos Santos
dc.date.accessioned2015-07-14T15:12:15Z
dc.date.available2015-07-14T15:12:15Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente relatório reflete a prática pedagógica realizada em duas valências distintas, nomeadamente a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada valência é feita a caraterização das instituições e dos grupos de crianças, assim como a análise do trabalho pedagógico desenvolvido em contexto de sala de aula. Destacam-se as três atividades mais significativas e explicita-se a organização do espaço e do tempo. Para cada uma delas são referidas todas as estratégias utilizadas para implementar as atividades com grupo, bem como as áreas curriculares e os conteúdos abordados. Por fim, identifica-se a problemática na valência de Educação Pré-Escolar e o projeto desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na problemática reflete-se sobre o comportamento desajustado de uma criança, as suas causas e as estratégias utilizadas durante o decorrer do estágio. Sobre o projeto, reflete-se acerca das questões que serviram como ponto de partida para sua elaboração e avalia-se a sua adequação ao contexto em que decorreu o estágio. Para ambas as valências foi elaborada uma reflexão que destaca os aspectos positivos e negativos que ocorreram durante a prática pedagógica, bem como as limitações identificadas, a importância da avaliação e o perfil do docente nas várias dimensões inerentes à profissão. Por último, foi redigida uma reflexão final que abrange as duas valências em conjunto e a importância que este Mestrado teve ao longo do meu percurso académico.por
dc.identifier.tid201879425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9343
dc.language.isoporpor
dc.titleRelatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: o gosto pela leitura e pela escrita melhora os comportamentos sociais dos alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
capa da tese.pdf
Size:
60.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE - Relatório Final de Joana Dimas 2013 (2) (1).pdf
Size:
223.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos.pdf
Size:
13.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: