Repository logo
 
Publication

A oralidade e a aprendizagem: relatório final

dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.authorJunqueira, Susana Catarina da Silva
dc.date.accessioned2016-03-29T15:04:07Z
dc.date.available2016-03-29T15:04:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresenta-se o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. As experiências vivenciadas em cada um dos estágios referidos retratam o meu percurso de aprendizagem evidenciado nas dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Na parte I, com base na análise do contexto de estágio do 1.ºCEB, é apresentado um estudo de caso centrado na avaliação da oralidade dos alunos, nos domínios: lexical, fonológico e morfossintático. Nas partes II e III, relativas respetivamente aos estágios de 1.º e 2. CEB (este último subdividido nos domínios de: Ciências Naturais, Português, Matemática e História e Geografia de Portugal), partindo da descrição dos contextos de intervenção, fundamentam-se e refletem-se as experiências pedagógicas e formativas mais significativas, ocorridas durante os estágios, designadas aqui por experiências-chave. Na parte IV, é realizado um balanço final sobre o trabalho desenvolvido nos estágios do 1.º e do 2.ºCEB. O domínio da oralidade, temática transversal deste relatório, assume hoje uma dimensão e um destaque, nos documentos orientadores do ensino da língua, que outrora não lhe era reconhecido, com propostas de trabalho sistemáticas, explícitas e deliberadas, refutando assim a histórica visão grafocentrista do ensino da língua. No estudo investigativo efetuado, pretendi avaliar a linguagem oral para conhecer o nível linguístico dos alunos da turma de estágio do 1.ºCEB. As principais dificuldades foram detetadas nos domínios da morfossintaxe e da fonologia. Relativamente a cada um deles são sugeridas estratégias de intervenção pedagógica com vista à melhoria da proficiência linguística destes alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201335786
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12740
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino Básico 3º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 2º Ciclopt_PT
dc.titleA oralidade e a aprendizagem: relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SUSANA_JUNQUEIRA.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: