Publication
A oralidade e a aprendizagem: relatório final
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
dc.contributor.author | Junqueira, Susana Catarina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T15:04:07Z | |
dc.date.available | 2016-03-29T15:04:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | No presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresenta-se o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. As experiências vivenciadas em cada um dos estágios referidos retratam o meu percurso de aprendizagem evidenciado nas dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Na parte I, com base na análise do contexto de estágio do 1.ºCEB, é apresentado um estudo de caso centrado na avaliação da oralidade dos alunos, nos domínios: lexical, fonológico e morfossintático. Nas partes II e III, relativas respetivamente aos estágios de 1.º e 2. CEB (este último subdividido nos domínios de: Ciências Naturais, Português, Matemática e História e Geografia de Portugal), partindo da descrição dos contextos de intervenção, fundamentam-se e refletem-se as experiências pedagógicas e formativas mais significativas, ocorridas durante os estágios, designadas aqui por experiências-chave. Na parte IV, é realizado um balanço final sobre o trabalho desenvolvido nos estágios do 1.º e do 2.ºCEB. O domínio da oralidade, temática transversal deste relatório, assume hoje uma dimensão e um destaque, nos documentos orientadores do ensino da língua, que outrora não lhe era reconhecido, com propostas de trabalho sistemáticas, explícitas e deliberadas, refutando assim a histórica visão grafocentrista do ensino da língua. No estudo investigativo efetuado, pretendi avaliar a linguagem oral para conhecer o nível linguístico dos alunos da turma de estágio do 1.ºCEB. As principais dificuldades foram detetadas nos domínios da morfossintaxe e da fonologia. Relativamente a cada um deles são sugeridas estratégias de intervenção pedagógica com vista à melhoria da proficiência linguística destes alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335786 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12740 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 3º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
dc.title | A oralidade e a aprendizagem: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |